O Teatro Amazonas vai receber, de 22 a 25 de agosto deste ano, a quinta edição do Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte de 22 a 25 de agosto. Além das exibições no teatro, haverá uma programação paralela com diversas atividades de formação em outros espaços culturais no Centro de Manaus.
Pela primeira vez, filmes do Maranhão e Mato Grosso poderão competir na mostra principal. Chamada de Amazônia, a mostra será exclusiva para obras dos estados da Amazônia Legal e enfatiza a proposta artística em ser um festival de cinema que se interessa pela arte que tem origem na Amazônia, conforme explica o diretor artístico do festival, Diego Bauer.
“Até a quarta edição, a principal mostra competitiva era exclusiva para filmes da Região Norte, contudo, neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”, explicou.
Inscrições gratuitas estão abertas
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte aceita filmes em live-action e animação para todas as categorias de até 25 minutos de duração. Conforme o regulamento, podem se inscrever nas mostras oficiais, produções realizadas a partir de 1º de janeiro de 2022. F
ilmes de longa-metragem entram na programação apenas como convidados. As inscrições podem ser feitas, de forma gratuita, pelo site do festival.
No total, quatro mostras compõem a programação: Mostra Amazônia, que é competitiva, presencial e exclusiva para filmes da Amazônia Legal; Mostra Outros Nortes, uma mostra competitiva voltada para os demais Estados do Brasil ou de filmes comandados por diretores brasileiros; e a Mostra Olhinho, não-competitiva e dedicada a filmes para o público infanto-juvenil.
O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe Produções, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Cine Set e parceria estratégica de IAI Promoções.
*Com informações do site G1