Com um investimento superior a R$ 800 mil, a Sodexo, por meio do Stop Hunger, e a Coca-Cola Brasil firmam parceria de três anos para apoiar a Gastromotiva, a implementar o projeto “Cozinha Solidária: Sabores que Transformam” em Manaus (AM), voltado para as pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa contemplará duas frentes: a primeira, denominada “Cozinha Solidária”, fornecerá 1,5 mil refeições por mês para pessoas em situação de extrema insegurança alimentar. A segunda vertente terá como foco a capacitação de mulheres em condições de vulnerabilidade social, com o programa “Faça e Venda”, visando o desenvolvimento de empreendedoras no ramo gastronômico.
A Coca-Cola Brasil financia a frente Cozinha Solidária, idealizada e operado pela Gastromotiva, organização social que trabalha com iniciativas de combate à fome e insegurança alimentar.
“Há diversos caminhos para o desenvolvimento social e o combate à fome, e a Coca-Cola Brasil utiliza a força de seu sistema e seu alcance em diversas regiões do país para dar suporte a esta causa. No Amazonas, o projeto Cozinhas Solidárias patrocinado anteriormente pela empresa já distribuiu mais de 104 mil refeições na capital e em cinco municípios. Além de atuar no combate à fome, o projeto também enfatiza a inclusão social e o empoderamento econômico, incentivando o empreendedorismo local por meio da formação dos cozinheiros que se envolvem na iniciativa,” destaca o diretor de Relações Governamentais da Coca-Cola Brasil, Victor Bicca.
Já a Sodexo no Brasil, por meio do Stop Hunger (causa filantrópica global do Grupo Sodexo), vai liderar a iniciativa do “Faça e Venda”, curso gratuito com metodologia desenvolvida pela Gastromotiva, que capacitará 90 mulheres nos próximos três anos que já possuem, ou pretendem ter, uma pequena empresa ou negócio próprio na área gastronômica. O programa se concentra em empoderar mulheres e erradicar a fome, de forma sustentável, em comunidades de baixa renda.
“Por meio desta importante parceria esperamos prover alimentação saudável e contribuir para amenizar a situação de insegurança alimentar em Manaus, onde mais da metade da população é impactada pelo problema (segundo dados do IBGE, a cidade de Manaus tem 53,22% de sua população vivendo em situação de vulnerabilidade por falta ou baixa renda). Além disso, também vamos levar conhecimento e empreendedorismo, com o objetivo de empoderar as mulheres para que possam assumir o protagonismo de suas vidas financeiras. Focamos nas mulheres porque acreditamos que quanto menores as disparidades de gênero, melhores os resultados de desenvolvimento em educação, saúde e segurança alimentar”, afirma a gerente de Sustentabilidade da Sodexo no Brasil, Monica Lopez Soto.
“Ter a Coca-Cola e a Sodexo juntos para nos ajudar a expandir o impacto da Gastromotiva na região Amazônica, em um momento em que as populações locais estão tão fragilizadas, é muito importante. Com a parceria poderemos atender a um número significativo de famílias”, comenta o cofundador da Gastromotiva, David Hertz.
Sobre a Sodexo On-site
Com 57 anos de expertise em todo o mundo – 45 anos só no Brasil – a Sodexo é líder global em alimentação sustentável e em experiências que geram valor em todos os momentos da vida: aprendizado, trabalho, saúde e diversão. Oferece um portfólio completo de soluções integradas que contribuem para a eficiência de organizações e instituições e o bem-estar de seus colaboradores em todo o País. Sustentada nos valores: espírito de equipe, espírito de servir e espírito de progresso, a trajetória da Sodexo é baseada no propósito de criar um dia a dia melhor para cada um construir uma vida melhor para todos. Presente em todo o território nacional, opera com uma plataforma global de alimentação e facility management, responsáveis pela padronização de serviços, treinamentos, segurança do trabalho, segurança dos alimentos e auditorias técnicas. Tudo para oferecer de forma especializada e integrada as melhores soluções, com equipes de profissionais preparados e experientes em diversas áreas de atuação.
Sobre o Stop Hunger
Stop Hunger é uma rede global sem fins lucrativos que trabalha por um mundo sem fome. Iniciado nos Estados Unidos, em 1996, por funcionários da Sodexo, sua sócia-fundadora, o movimento cresceu desde então. Hoje está presente em 60 países, trabalhando lado a lado com mais de 300 ONGs. A causa Stop Hunger luta contra a insegurança alimentar, com a forte convicção de que a capacitação das mulheres e das gerações mais jovens está no centro das soluções para um futuro melhor. No Brasil, desde 2003, diversas iniciativas Stop Hunger têm sido realizadas de forma consistente e com importantes contribuições. Como entidade sem fins lucrativos, Stop Hunger reúne partes interessadas da Sodexo – colaboradores, clientes, consumidores, parceiros, fornecedores e a sociedade em geral, para reforçar sua causa de combate à fome no Brasil e melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Sobre o sistema Coca-Cola
O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além das marcas Verde Campo e a Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 57 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer, cada vez mais, opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.
Sobre a Gastromotiva
A Gastromotiva é uma organização não governamental que usa a gastronomia como um motor de transformação social. Desde 2006 a Gastromotiva trabalha com iniciativas de combate à fome e a insegurança alimentar, e de geração de renda a partir da educação. Os cursos gratuitos de capacitação profissional, focados no setor de alimentos e bebidas, já trouxeram novas oportunidades de trabalho para milhares de jovens de baixa renda. Já os projetos humanitários, que têm como objetivo levar refeições saudáveis e completas para população em situação de vulnerabilidade social, já impactaram milhões de pessoas em todo o território nacional e no México, onde há também um núcleo Gastromotiva. No Brasil, atuamos no Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Amazonas, Bahia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
*Com informações do site Sodexo