Amazônia perdeu 10.222 km² de sua área florestal
Sete vezes a cidade São Paulo, em quilômetros quadrados foi exatamente isso o prejuízo ambiental causado pelo homem na floresta Amazônica em apenas onze meses. Em números absolutos a Amazônia perdeu 10.222 km² de sua área florestal. Além de ser o maior resultado em dez anos é 31% superior do registro de 2020 inicio da pandemia no Brasil.
O levantamento é parte de uma pesquisa realizado pelo Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) e do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) com o uso de satélites.
Rondônia, Pará e Mato Grosso respondem sozinhos por 80% do desmatamento no mês de novembro de 2021 na Amazônia, o Pará responde por 290 Km² de toda a destruição entre os nove estados da Amazônia Legal brasileira.
Enquanto isso, os estados de Rondônia (9%) e Mato Grosso (11%) são apontados com 54 Km² da destruição florestal. Rondônia possui quatro das 20 unidades de conservação com maior foco de destruição são elas: Esec de Samuel (RO), Resex Jaci Paraná (RO), TI Karipuna (RO), TI Menkü (MT) e TI Rio Guaporé (RO).
Fonte: Rondônia News