Uma maneira de apoiar o desenvolvimento sustentável da Amazônia é comprar produtos que vem de cadeias justas e que incluem a preservação da floresta e a valorização das pessoas que trabalham em equilíbrio com ela. Muitas vezes, nas grandes cidades, é difícil ter acesso direto a estes produtos e produtores.
Para apoiar empreendedores da sociobiodiversidade por meio de sua plataforma, o Mercado Livre anuncia uma nova edição da sua campanha anual voltada à valorização e conservação dos biomas brasileiros. Realizada de 04 a 11 de setembro, a ação ‘A Amazônia tá chegando’ será focada em um dos ecossistemas mais importantes e ameaçados da América Latina.
Ao todo, mais de 80 marcas de associações, cooperativas e pymes da sociobiodiversidade ganham destaque na plataforma, por onde passam mais de 597 pessoas a cada segundo. Além disso, uma página desenvolvida especialmente para visibilizar esses empreendimentos permite que o consumidor encontre mais de 1.050 itens de gastronomia, moda, artesanato, dentre outras categorias hoje disponíveis diariamente na seção de produtos sustentáveis. Além da Amazônia, que ganha destaque especial no mês que celebra sua existência, a ação terá itens da Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica.
“A gente fica feliz que os temas da bioeconomia e da sociobiodiversidade estejam ganhando cada vez mais espaço, e que os consumidores veem isso. Um estudo recente que fizemos sobre o consumo online de produtos sustentáveis mostra que a proteção da biodiversidade é um dos fatores que impactam a decisão de compra de milhares de usuários na América Latina”, informa Laura Motta, gerente Sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil.
Dentre os empreendimentos participantes da campanha deste ano estão Luisa Abrahm, Café Apuí Agroflorestal, Central do Cerrado, Sítio Boca do Mato, Moma Natural, Recanto Magini, Sattva Suplementos, dentre outros.
“Dentro desse contexto e do nosso apoio constante à bioeconomia, o Mercado livre, um dos pioneiros a impulsionar cadeias da sociobiodiversidade, realiza campanhas, como Biomas, para aproximar seus usuários de produtos dos biomas brasileiros. E, neste ano, o nosso mote ‘A Amazônia tá chegando’ reforça a atenção a esse importante ecossistema, além de ser uma referência ao fato do Mercado Livre fazer produtos chegarem em todo o Brasil por meio da sua rede logística”, completa.
Este é o quarto ano consecutivo em que organizações da sociobiodiversidade contam com o apoio do Mercado Livre para promover a comercialização de produtos que geram renda e contribuem para a preservação da sociobiodiversidade. Em parceria com diversas organizações, a plataforma conecta consumidores com empreendedores da sociobiodiversidade, facilitando a compra online de produtos que geram renda para populações locais ao mesmo tempo em que preservam os biomas onde estão inseridas.
Somente em 2022, mais de 30 mil produtores locais foram beneficiados indiretamente pela campanha na América Latina, quando foram vendidos mais de 20 mil produtos de oito biomas icônicos da região. Além da campanha, o Mercado Livre mantém, desde 2020, o programa ‘Empreender com Impacto + Biomas’, iniciativa que impulsiona negócios da sociobiodiversidade, para que possam acessar mercados e ampliar os benefícios que geram nas comunidades onde atuam.
Mais de 100 empreendimentos já passaram pela trilha de capacitação sobre vendas, estratégia comercial, logística e marketing digital promovida pelo Empreender com Impacto. Além disso, essas marcas recebem mentorias individuais e coletivas com especialistas externos e do próprio Mercado Livre, visibilidade na seção de produtos sustentáveis, assim como outros benefícios do ecossistema da companhia.
Estudo
De acordo com a nova edição do estudo ‘Tendências de consumo online com impacto positivo’, recém divulgado pelo Mercado Livre, o consumo online de produtos sustentáveis cresceu 40% no Brasil. Os dados foram coletados no período de abril de 2022 a março 2023, entre os milhares de usuários do Mercado Livre na região.
A pesquisa apontou ainda que foram adquiridos mais de 4,2 milhões de itens de impacto positivo no país, 55% do total de produtos vendidos na região. Em mais um ano, os dados reforçam a crescente demanda no Brasil por produtos que gerem benefícios para o planeta e para as pessoas, em busca de um estilo de vida e hábitos mais sustentáveis.
Dos mais de 4,4 milhões de usuários que compraram produtos de impacto positivo na região, o país responde por 60% dessa fatia, crescimento de 29% em relação ao levantamento anterior. Esse consumo também gera impactos para os empreendedores de impacto positivo, cujo número de vendedores aumenta à medida que a categoria se fortalece e ganha visibilidade. Na América Latina, são mais de 57 mil marcas e empreendedores que comercializam produtos sustentáveis, 37% deles estão no Brasil, onde esse volume cresceu 15%.
TEDx Amazônia
Ainda dentro das iniciativas de apoio e fortalecimento à restauração e conservação de biomas, assim como na comercialização e geração de renda a empreendimentos de impacto positivo, o Mercado Livre apoia este ano o retorno do TEDxAmazônia, viabilizando a realização do evento ao lado de outros parceiros e contribuindo para que as vozes da floresta cheguem a cada vez mais pessoas. O TEDx Amazônia será realizado entre os dias 02 e 05 de novembro, em Manaus (AM), e contará com mais de 40 palestras em torno de temas como bioeconomia, geração de renda, desenvolvimento territorial, ciência, empreendedorismo, arqueologia, direitos da natureza e, claro, questões cruciais como a ocupação do território pelas populações locais, combate ao desmatamento e conservação da biodiversidade.
*Com informações do site Ciclo Vivo