Foi lançado na última terça-feira (25) o primeiro doutorado científico em Enfermagem do Pará e da Região Norte. Em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), o Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (PPGENF/UEPA) inaugurou um novo espaço para o desenvolvimento acadêmico de profissionais e estudantes da área da saúde, além de incentivar a educação continuada.
Segundo o presidente do Coren-PA, Antônio Marcos Freire, que esteve presente na solenidade de abertura do curso, a UEPA se torna pioneira no ensino científico na Região Norte e, agora com o Amazonas, fortalece o incentivo à produção científica. “Que este momento proporcionado pela ciência nos ofereça, no futuro, novos instrumentos e conhecimentos para ajudar a nossa sociedade. É isso que desejamos: a produção científica e a inteligência acadêmica unidas para beneficiar aqueles que mais precisam”, afirmou.
Antônio Marcos destacou, ainda, a importância das capacitações e formações contínuas para a transformação da Enfermagem brasileira. Ele mencionou o programa Profen – Acordo Cofen/CAPES – de mestrado e doutorado profissional em Enfermagem, integralmente financiado pelo Sistema Cofen/Coren. “O programa já formou cerca de 480 enfermeiros mestres atuantes no SUS e, nesta segunda fase, nos próximos cinco anos, formaremos mais 420 mestres e 80 doutores por meio de Programas de Mestrado e Doutorado em Enfermagem atuantes no Sistema Único de Saúde (SUS), possibilitando um atendimento cada vez mais qualificado à sociedade. Desejamos boa sorte aos docentes, discentes, técnicos e demais participantes deste novo percurso, e estaremos juntos em busca de uma Enfermagem cada vez mais empoderada”, concluiu.
A coordenadora do PPGENF/UEPA, professora Laura Vidal, que lidera a organização e a implementação do doutorado, também esteve presente no evento.
Fonte: Coren-PA.