Plataforma ‘Amazônia Que Eu Quero’ apresenta 10 estratégias para Energia Limpa na Amazônia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Segundo fórum da plataforma aconteceu em fevereiro e apontou 10 programas e soluções para se obter uma energia limpa na região.

Sistema de placas para produção de energia solar em Macapá — Foto: Jorge Júnior/Rede Amazônica

O Amapá viu crescer, nos últimos anos, o setor de energia solar, chegando a 30 empreendimentos do setor, segundo a Associação Amapaense das Empresas de Energia Solar. E para demostrar a importância dos investimentos na área, esta semana o governo lançou o programa Amapá Solar. O estímulo da produção de eletricidade de fonte limpa, poluindo o mínimo possível, é uma das soluções apresentadas pelo 2º fórum da plataforma “Amazônia Que Eu Quero”.

O segundo fórum da plataforma aconteceu no mês de fevereiro e apontou 10 programas e estratégias para se obter uma energia limpa na região.

O evento foi o segundo de uma série de 5 fóruns previstos na edição 2022 da plataforma “Caminhos da Democracia”. O primeiro deles debateu, no ano passado, a Infraestrutura na Amazônia e também apresentou 10 soluções.

Na ocasião, representantes de entidades e especialistas ligados ao tema dos estados do Pará, Acre, Roraima e Rondônia estiveram ao vivo discutindo e propondo soluções e melhorias para os problemas e dificuldades enfrentados pela população quando se trata de geração de energia na Amazônia.

Confira as 10 soluções para ‘Energia Limpa’ na Amazônia apontadas no fórum:

  • Programa de responsabilidade social de acesso a energia e geração de renda (para garantir a universalização da energia elétrica em comunidades isoladas)
  • Programa de incentivo de implementação de empreendimentos de micro e pequeno, médio e grande porte com visão da Energia Limpa
  • Programa de educação – eficientização energética para o uso racional de energia para empresas e pessoas físicas
  • Programa de capacitação na área de energia renovável para formação de mão de obra especializada e pesquisa
  • Programa de difusão tecnológica para fontes apropriadas para os locais / – PDI e novas tecnologias – pesquisas de levantamento de potencial
  • Programa de incentivos fiscais para empreendimentos de energia PF e PJ _ matriz energética, matriz elétrica e impacto ambiental
  • Programa de incentivo à Produção Nacional de equipamentos para a geração de eletricidade
  • Estratégias para a Geração de Energia Elétrica a partir do uso do Gás Natural (GN)
  • Estratégias para aproveitamento dos Resíduos Sólidos e destinação para produção em energia
  • Estratégias para a descarbonização

Propostas enviadas para Câmara de Energias Limpas

 

As soluções discutidas pelos convidados, durante o encontro, serão encaminhadas para a Câmara de Energias Limpas da plataforma Amazônia Que Eu Quero, constituída por especialistas no tema e por membros da sociedade civil.

Estas dez propostas efetivas sobre energias limpas serão expostas nas multiplataformas do Grupo Rede Amazônica, e se juntarão às propostas das outras câmaras temáticas do projeto em um caderno que será entregue em setembro de 2022 aos parlamentares dos estados da Amazônia.

Este documento terá em sua totalidade 50 propostas para os temas de Infraestrutura, Acesso à Saúde, Energia Limpa, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.

Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Fundação Rede Amazônica, braço institucional do Grupo Rede Amazônica, lançou em 2021 a plataforma Amazônia Que Eu Quero, e te chama à reflexão: Qual a Amazônia que você quer para o futuro?

A Plataforma Amazônia Que Eu Quero busca incentivar uma ação democrática que leve a população a exigir seus direitos junto aos representantes legais, elevando o nível de comprometimento e de atuação dos gestores públicos.

Tal dinâmica possibilita o amadurecimento do senso crítico na escolha dos candidatos, a capacidade de análise da população e o voto consciente, levando a uma melhoria do processo democrático da região Amazônica.

Estão sendo realizados painéis, fóruns de debates on-line e ações presenciais para discussão e engajamento da população nos 5 estados da Amazônia – Amazonas, Acre, Amapá, Rondônia e Roraima.

Na edição de 2022, a qual tem por tema “Caminhos da Democracia”, serão realizados 5 fóruns com discussões pautadas pelas câmaras temáticas de Infraestrutura, Acesso à Saúde, Energia Limpa, Empreendedorismo e Inovação, e Florestas.

Fonte: G1 Amapá

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?