Pirarucu rastreado: tecnologia traz mais valor e confiabilidade ao mercado de pescado

Foto: Roberto Carlos/Secom e Divulgação / ADS
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Mais de 100 manejadores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Mamirauá, no Amazonas, foram beneficiados com cursos para aprimorar a rastreabilidade do pirarucu.

A iniciativa, promovida pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e financiada pelo Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), busca garantir mais transparência na cadeia produtiva e ampliar o valor do pescado no mercado.

A capacitação incluiu treinamento sobre boas práticas de manejo, beneficiamento e monitoramento dos lagos. Além disso, um sistema tecnológico permitirá que os lotes de pirarucu sejam rastreados via blockchain, desde a captura até o consumidor final.

Segundo Wildney Mourão, gerente de Empreendedorismo da FAS, a rastreabilidade dará mais credibilidade ao produto amazônico.

“Essa tecnologia permitirá verificar a origem do pescado, aumentando a confiança dos consumidores e fortalecendo o mercado”, explica.

Impacto para as comunidades locais

O projeto beneficia 56 manejadores e 45 famílias das comunidades Mangueira, Catite e Jussara, na RDS Mamirauá.

A vice-presidente do setor Macopani, Antônia Fernandes, destaca que a valorização do pescado pode garantir preços mais justos.

“Hoje vendemos o pirarucu a preços muito baixos. Com esse sistema, esperamos agregar mais valor ao nosso trabalho”, afirma.

Além do rastreamento digital, o projeto prevê, para 2025, a reforma da unidade de beneficiamento de pescado em Fonte Boa (AM), permitindo a obtenção do Selo de Inspeção Estadual (SIE), que autoriza a comercialização dentro do Amazonas.

A iniciativa reforça o compromisso da bioeconomia em unir tecnologia e sustentabilidade, promovendo desenvolvimento econômico para as comunidades ribeirinhas sem comprometer os recursos naturais da Amazônia.

Fonte: Real Time 1.

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?