Manaus foi a capital que mais vendeu carros elétricos no Norte, em 2022

(Foto: Divulgação)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) mostra que, em 2022, Manaus foi a capital da região Norte que mais vendeu veículos elétricos, chegando a 451 unidades. O estudo mostra que as vendas do segmento têm crescido em todo o país, tendo evoluído a participação no mercado de 1,8% para 2,5% entre 2021 e 2022.

Manaus aparece na décima segunda posição entre as capitais do país em vendas de carros elétricos em 2022 e a primeira da região Norte, à frente de Belém, que registrou a venda de 340 veículos; Porto Velho (123); Palmas (117); Macapá (63), Boa Vista (50) e Rio Branco (47).

Emplacamentos

A capital do Amazonas também lidera em emplacamentos de veículos elétricos na região Norte. Em 2022, foram emplacados 451 carros do segmento. São Paulo lidera o ranking tanto de venda quanto de emplacamentos entre as capitais do país. Foram vendidos 16.015 eletrificados no ano passado na capital paulista.

Concentração

Segundo a ABVE, o mercado de veículos elétricos no Brasil em 2022 se concentrou mais nas cidades da região Sudeste, que respondeu por 49% das vendas. A razão da concentração deve-se, principalmente, à maior oferta de veículos e também maior número de pontos de recarga.

São Paulo, segundo a associação, também se destaca por oferecer incentivos aos consumidores para aquisição dos carros com esse tipo de tecnologia, principalmente isenção de impostos.

Mais vendidos

No país, destacam-se as vendas de veículos plug-in (híbridos ou 100% elétricos), cuja bateria pode ser recarregado em um eletroposto ou outra fonte externa de energia. As montadoras oferecem 128 modelos no segmento, sendo os cinco mais vendidos: Corolla Cross Toyota; Corolla Altis Toyota; Tiggo 5X e Tiggo 8, da Caoa Chery; e o XC40, da Volvo.

*Com informações do site RealTime 1

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?