Manaus está entre as 15 capitais com instalação de tecnologia 5g adiada para novembro pela Anatel

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Segundo a Anatel, a mudança visa evitar problemas de interferência em outros serviços nas redes de 3,5 GHz.

Manaus está entre as 15 capitais com possível atraso na ativação do 5G “puro”. Além da capital do Amazonas, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informa que Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista e Belém também podem ter somente em novembro a previsão de instalação da nova tecnologia de comunicação.

A Anatel justifica que a dificuldade para obter os equipamentos necessários para evitar que a quinta geração de telefonia móvel (5G) provoque interferências em outros serviços que compartilham a faixa de 3,5 gigahertz (GHz) e, com isso,  pode levar a um novo adiamento na data-limite de ativação da tecnologia nas capitais brasileiras.

O prazo atual, que termina em 29 de setembro e já é resultado de um ajuste no cronograma original, deve ser protelado para 27 de novembro. Inicialmente, a previsão é que o serviço fosse acionado em todas as capitais até o fim de julho.

A mudança no calendário de ativação do 5G “puro” – como ficou conhecido a versão “standalone” ou 5G SA – foi proposta na sexta-feira,12/08, pelo grupo técnico responsável por acompanhar a ativação da nova rede, o Gaispi, e precisa ser confirmada pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Liderado pela agência, o grupo é formado por representantes das operadoras de telefonia celular, dos radiodifusores e dos operadores de satélite.

Em entrevista a jornalistas, o diretor da agência e presidente do Gaispi, Moisés Moreira, afirmou que insistir em manter o atual calendário de lançamento, sem os cuidados necessários para evitar interferências, pode levar à “judicialização” por quem se sentir prejudicado.

Moreira informou que 15 capitais podem ser afetadas pelo adiamento: Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina, São Luís, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém.

A chegada do 5G puro a Curitiba, Salvador e Goiânia foi confirmada para amanhã. De acordo com o superintendente de outorga da Anatel, Vinicius Caram, as três cidades contarão com a ativação de um número de antenas bem acima do mínimo exigido no edital de venda das licenças do novo padrão tecnológico.

Em Curitiba, Claro, TIM e Vivo teriam que instalar 72 antenas nessa fase, mas vão ativar 316 estações 5G. O sinal vai alcançar 28% da cobertura de 4G. Esse percentual cai para 15% em Salvador e 10% em Goiânia.

Moreira avalia que Rio de Janeiro, Vitória, Florianópolis e Palmas serão as próximas capitais contempladas, o que deve ocorrer ainda em setembro. O sinal do novo serviço já chegou a São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e João Pessoa.

O processo de desocupação da rede em 3,5 GHz para uso do 5G envolve a instalação de filtros anti-interferência e a distribuição de kits de antenas para população de baixa renda, inscrita nos programas sociais do governo federal, que utiliza parabólicas para assistir TV aberta. Todo o custo é bancado pelas operadoras que compraram licenças nessa faixa.

Fonte: 18 Horas

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?