Belém receberá de 7 a 13 de julho, na Universidade Federal do Pará (UFPA), uma semana repleta de descobertas, debates e muita ciência durante a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Considerado o maior evento de Ciência da América Latina, o encontro é gratuito e aberto a todos. A cerimônia de abertura será no dia 7 de julho, no Theatro da Paz.
Para o público interessado em receber certificado de participação, as inscrições seguem abertas até 12 de julho, por meio deste site.
Ministros de cinco pastas do Governo Federal já confirmaram presença: Ciência, Tecnologia e Inovação (Luciana Santos), Saúde (Nísia Trindade), Meio Ambiente (Marina Silva), Planejamento e Orçamento (Simone Tebet) e Educação (Camilo Santana).
O Nobel da Paz, pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC), Philip Martin Fearnside, também está entre os nomes confirmados.
A reunião da SBPC reunirá cientistas renomados do Brasil e do exterior, professores, estudantes, autoridades e visitantes para debater os avanços da Ciência em oficinas, mesas-redondas, minicursos, exposições, mostra de feiras e museus itinerantes.
Programação
Com o tema “Ciência para um futuro sustentável e inclusivo: por um novo contrato social com a natureza”, o evento traz na programação mais de 286 atividades presenciais e virtuais.
No dia 8 de julho, 250 crianças serão trazidas ao evento diretamente da região das ilhas, aportando no píer do campus Guamá da UFPA. Ao todo, 36 barcos escolares, em cortejo, conduzirão alunos e professores das ilhas e áreas ribeirinhas.
Outra novidade é que os participantes poderão degustar a culinária paraense no “Paneiro: Espaço da Cultura Alimentar”. Na tenda será possível, além de provar a comida regional, conhecer um pouco da história e das tradições que estão por trás de alguns preparos.
No dia 13 de julho, sábado, ocorrerá mais uma edição do Dia da Família na Ciência. Os participantes terão a oportunidade de explorar atividades interativas de ciência e tecnologia, aprender sobre experiências científicas e ter suas questões respondidas por cientistas.
Festa da Ciência
Criada em 1948, a SBPC é uma entidade voltada à defesa do avanço científico e tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde 1949, a entidade realiza, ininterruptamente, as Reuniões Anuais, com o objetivo de difundir para toda a população os avanços da Ciência nacional nas diversas áreas do conhecimento.
Fonte: G1.