Inmetro acredita laboratórios do INDT

Foto: Divulgação
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

São os primeiros laboratórios da Região Norte acreditados para atuar de acordo com a Norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2017 para os escopos que envolvem Fios, cabos e cordões elétricos; e Semicondutores.

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) emitiu certificado de acreditação, na segunda-feira (16/9), dos Laboratórios do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) como os primeiros da região Norte a atuar dentro da Norma ABNT NBR ISO IEC 17025:2017 para os escopos que envolvem fios, cabos e cordões elétricos; e semicondutores.

A Norma ISO IEC 17025:2017 avalia a competência de laboratórios para atividades de calibração e ensaios e o escopo do INDT envolve ensaios mecânicos e térmicos. Agora, as indústrias, de modo geral, no Polo Industrial de Manaus e demais estados e até em outros países que trabalham com esses produtos, podem realizar os ensaios com o INDT com a garantia de conformidade atestada pelo Inmetro.

A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) realizou a auditoria em junho deste ano e avaliou o sistema de gestão dos laboratórios, os processos e a competência técnica. Com a acreditação, os Laboratórios do INDT passam a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaio (RBLE), que reúne o conjunto de laboratórios acreditados pelo Inmetro para execução de serviços de ensaio.

“Esta acreditação constitui a expressão formal do reconhecimento de sua competência para realizar atividades de ensaios, conforme Escopo de acreditação”, informa o documento oficial assinado pelo Coordenador Geral de Acreditação Substituto, Marcos Valério Barradas.

O Diretor Executivo do INDT, Geraldo Feitoza, destaca a acreditação como reconhecimento da excelência com a qual o instituto trabalha. “É um dia especial para nós e também para a indústria de modo geral. A acreditação na Norma ISO IEC 17025:2017 é resultado de toda uma equipe que se empenhou por mais de 2 anos para que nós alcançássemos esse nível de confiabilidade e qualidade dos serviços prestados pelo laboratório”, avalia Feitoza.

Para o diretor de Tecnologia e Inovação do INDT, Mitsuo Takeno, a acreditação é importante para o INDT e para a indústria e é só o começo para o aumento de escopo para outros ensaios. “A nossa estratégia é atender nossos clientes com a melhor qualidade possível e temos conseguido isso através da ISO 9001 e agora com Norma ISO IEC 17025:2017. Isto significa que temos a competência técnica para realizar serviços de ensaio em produtos de nossos clientes, emitindo relatórios com o selo do Inmetro e vamos continuar buscando ainda mais”.

Saiba mais sobre os laboratórios

O LABS INDT reúne oito laboratórios com ampla infraestrutura tecnológica. Um deles conta com a única Câmara Anecoica de grande porte da região Norte para ensaios de compatibilidade e interferência eletromagnética e também é o único no Brasil com um equipamento de wetting balance que analisa a soldabilidade de componentes eletrônicos. O LABS INDT tem como seu Signatário Autorizado o engenheiro Jefferson Silva, e na gerência de Qualidade, engenheira Raquel Linhares.

Conheça os laboratórios

1. Laboratório de Ensaios Ambientais
2. Laboratório de Ensaios Elétricos
3. Laboratório de Prototipagem
4. Laboratório de Ensaios EMI/EMC (compatibilidade e interferência eletromagnética)
5. Laboratório de Análise de Falhas
6. Laboratório de Inovação
7. Laboratório de Ensaios Mecânicos
8. Laboratório de Segurança Cibernética

Sobre o INDT
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi fundado em 2001 pela Nokia. Em 2013, passou a atuar como Centro de PD&I da Microsoft, permanecendo até 2016, quando se tornou um instituto independente, mantendo-se como um dos maiores Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do País. O INDT oferece soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech. É também Unidade Embrapii desde 2017, contribuindo com a inovação industrial, proporcionando recursos e incentivos financeiros para projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em todo o Brasil.

Fonte: A Crítica.

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?