ESTUDANTES FAZEM PLANTIO DE MUDAS EM AÇÃO ALUSIVA AO DIA DA AMAZÔNIA

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest
A ação alusiva ao Dia da Amazônia ocorre simultaneamente na capital Boa Vista e no Cantá. – Foto: Arquivo Secom

Os alunos do 9° ano do Colégio Militar Derly Luiz Vieira Borges, em Boa Vista, e do 5º ano da Escola Municipal Tia Ercilia, localizada no município do Cantá, realizam, nesta segunda-feira, 5, às 8h30, o plantio de mais de 300 mudas nativas da Amazônia, entres elas, o Pau-Brasil, Angico, Angelim, Ingá, Ipê, Itaúba e Jatobá.

A ação alusiva ao Dia da Amazônia, comemorado dia 5 de setembro, ocorre simultaneamente na capital Boa Vista, na sede da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), e no Cantá, em uma área degradada, em parceria com a prefeitura do Cantá.

O presidente da Comissão de Educação Ambiental, o assessor técnico Richard Marcelo Silva Costa, destacou a importância da data comemorativa e chamou a atenção para a preservação e proteção da Amazônia.

“É importante que as pessoas se sensibilizem quanto ao uso correto do fogo, principalmente quando tiverem a licença para a queima controlada, e também quanto ao desmatamento. Nós sabemos que o solo, a partir do momento que fica descoberto, provoca consequências para o meio ambiente, como assoreamento dos rios, igarapés e lagos. E quando você realiza a queima da vegetação nativa, ocorre a emissão de gases poluentes para a atmosfera”, destacou.

A iniciativa conta com a participação do tenente José Alexandre Faustino, responsável pelo projeto e produção das mudas. Na solenidade, Faustino fará explanações aos alunos e convidados sobre como funciona o projeto Pau-Brasil desenvolvido por ele.

Atendimento a produtores

A CEA (Comissão de Educação Ambiental) da Femarh também realiza palestras e ações de cadastramento das pessoas que estão no campo. O órgão leva aos produtores da agricultura familiar ações de licenciamento ambiental e outorga de água para esses agricultores, além de outras demandas apresentadas nos municípios.

Neste sábado, 3, e no domingo, dia, 4, a partir das 9h, equipes do CEA estarão no município de Amajari realizando esse cadastro com os produtores e associações dos projetos de assentamento Amajari, Vila Brasil, Ametista, Bom Jesus, Vila do Trairão e Tepequém.

O objetivo é realizar o cadastro para uma futura ação conjunta com todas as divisões da Femarh, como a Licença Ambiental Simplificada, com o acompanhamento da prefeitura de Amajari, para o licenciamento de uso alternativo do solo e também a licença de uso da água que é a outorga.

A CEA vai levar à população palestras sobre a sensibilização a respeito de queimadas, com a chegada do verão, uso correto da queima controlada. Levará também orientações a respeito de educação ambiental, descarte correto das embalagens de agrotóxicos; como evitar a poluição do solo e da água; uso correto de pesticida, veneno que é usado muito na agricultura familiar, entre outras.

Fonte: Roraima em Foco

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?