Demanda das empresas por crédito cresce 10,9% no Acre, mostra pesquisa

Foto: Acre Agora
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, mostraram que as companhias brasileiras mantiveram a busca por recursos financeiros, que cresceu 1,5% no país, em comparação com o mesmo mês de 2023. Negócios do porte “micro e pequenos” foi o único a registrar saldo positivo (1,7%) nos requerimentos. No Acre, o crescimento foi de 10,9%, o quarto maior do País no período.

“A recuperação gradual da economia pós-pandemia, juntamente com a digitalização e bancarização aceleradas, tem facilitado o acesso das empresas ao crédito. Além disso, a necessidade de capital de giro perante um quadro de atividade econômica ainda relativamente aquecida tem levado as empresas a buscarem mais recursos financeiros. A elevação nos títulos de dívida e nos empréstimos externos também reflete essa tendência de aumento na demanda por crédito”, elucida o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

O setor das empresas que tiveram a maior parcela da demanda por crédito em agosto foi “Demais”, que considera as companhias dos segmentos “Primário”, “Financeiro” e “Terceiro Setor” (20,3%). Em segundo lugar ficou “Indústria” (4,3%), em terceiro “Serviços” (1,2%) e, por último “Comércio” (0,6%).

Pernambuco avançou na demanda por crédito

A análise por Unidades Federativas (UFs) revelou que, ainda em agosto, as empresas pernambucanas avançaram no ranking de demanda por crédito com 51,1% das buscas. “O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ampliou significativamente suas aprovações de crédito para empresas de Pernambuco, totalizando R$ 450 milhões no primeiro semestre de 2024, um aumento de 95,7% em relação ao mesmo período de 2023. Esse aumento no crédito disponível tem incentivado mais empresas a buscar financiamento para expandir suas operações e enfrentar desafios econômicos”, explica Rabi.

Metodologia do indicador

O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian. A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.

“Serasa Ponto a Ponto” explica faixas de pontuação

Muitos donos de negócios, interessados em melhorar a situação financeira de suas empresas, podem se perguntar: como o Score PJ funciona? Como consultar essa pontuação para companhias? Dá para ter uma nota maior? Como cuidar melhor da saúde do negócio? Para ajudar os empreendedores a entenderem melhor esses números e como podem contribuir para o aumento do score PJ da sua empresa, a Serasa Experian lançou a funcionalidade “Ponto a Ponto”, dentro da interface de consulta.

A funcionalidade traz a explicação de cada faixa de classificação, os motivos que podem acarretar a queda ou o aumento da pontuação e as orientações sobre medidas possíveis para manter ou melhorar a situação. A pontuação do Score para CNPJ vai de 0 a 1.000, em que quanto maior o valor, maior o nível de confiança que a empresa apresenta. Os critérios utilizados para avaliação do Score PJ, ainda segundo Cleber Genero, são:

  • Existência de dívidas vencidas negativadas;
  • Consultas à Serasa Experian;
  • Faixa etária do consumidor;
  • Cadastro Positivo devidamente aberto;
  • Dados cadastrais do consumidor atualizados;
  • Registros de pagamento de contas em dia;
  • Avaliações de crédito frequentes;
  • Existência de processos judiciais envolvendo o indivíduo;
  • Cadastro de emissão de cheques sem fundo.

Serasa Experian

A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude. Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.

Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres. Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.

Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo. Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.

Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos. É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.

Fonte: Acre Agora.

 

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?