Da logística à segurança: veja onde as indústrias usam Inteligência Artificial

(Foto: Reprodução)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

A inteligência artificial (IA) tem desempenhado um papel cada vez mais relevante nas indústrias modernas, proporcionando um leque de soluções inovadoras. Essas ferramentas computacionais estão ganhando destaque em vários setores industriais, proporcionando eficiência, produtividade e inovação.

RealTime1 conversou com Leandro Escobar, especialista em sistemas cognitivos do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), sobre como as empresas do setor industrial estão aplicado essa tecnologia em sua rotina.

“Há inúmeras possibilidades, mas eu evidencio a necessidade de adequação às necessidades das empresas e, especialmente, um processo gradual, em que a IA vai sendo implantada e a empresa vai aprendendo a explorá-la”, disse.

Entretanto, o especialista alerta que toda IA é disruptiva e o impacto gerado por ela deve ser cuidadosamente gerenciado.

Manufatura inteligente

Utiliza-se a IA para otimização processos de produção, prever falhas em equipamentos, indicar manutenção preditiva, melhorar a eficiência energética e automatizar tarefas repetitivas.

Por exemplo, o planejamento da produção pode ser otimizado com IA. O acionamento de sistemas de HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning) podem ser acionados automaticamente e de maneira mais eficiente.

A manutenção de equipamentos pode ser agendada mediante sinais de falha invisíveis a olho nu, reduzindo custos e aumentando a eficiência.

Tarefas administrativas, como inserção de pedidos ou de ordens de produção nos sistemas podem ser automatizadas com o uso de RPA (Robotics Process Automation).

Logística e cadeia de suprimentos

A IA é aplicada para otimizar roteamento, programação de entregas, gestão de estoque, previsão de demanda, detecção de fraudes e rastreamento de produtos ao longo da cadeia de suprimentos.

Qualidade e controle de qualidade

A IA é usada para inspeção visual automatizada, identificação de defeitos em produtos, monitoramento em tempo real da qualidade e identificação de padrões para garantir a conformidade dos produtos.

O INDT, por exemplo, possui um equipamento capaz de indicar se os componentes estão corretamente implantados na placa do circuito eletrônico, acelerando o processo de qualidade, reduzindo esforço e aumentando a competitividade da empresa.

Energia

A IA é usada para otimizar o uso de energia, prever a demanda, gerenciar redes inteligentes e antecipar surtos.

Segurança e vigilância

A IA serve para monitoramento de vídeo, análise de comportamento suspeito, detecção de intrusões, identificação facial, prevenção de crimes e análise de dados de segurança.

*Com informações do site RealTime1

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?