Tudo começou como um hobby de família, mas acabou virando um negócio e, hoje, a produtora vende a polpa congelada. Ela adaptou equipamentos para a colheita e testou vários sistemas de irrigação, até chegar na microaspersão.
O açaí é nativo de floretas de várzeas, áreas alagadas, principalmente nos estados do Pará e Amazonas. Mas, sob o solo do cerrado, no Distrito Federal (DF), a dona Aído Kanako decidiu investir no plantio do fruto.
“Morei no estado do Pará durante três anos. Conheci o açaí lá e depois voltei, casei. Já os meus filhos adolescentes queriam tomar açaí e compravam aquele sorvete. Então eu falei que ia plantar para tirar a polpa para eles”, conta Aído.
Onde antes havia apenas pasto, hoje, 15 anos depois do plantio, já são 2,5 hectares com 4 mil pés de produção. Dona Aído cuida do plantio junto com apenas um funcionário, o João Paulo.
Ela conta que, para o cultivo dar certo, eles usam muito da intuição, porque não encontraram nenhuma bibliografia específica para a região de Cerrado. Uma das ações que eles fazem, por exemplo, é a adubação química com nitrogênio, fósforo e potássio.
Dona Aído adaptou ainda equipamentos para a colheita e testou vários sistemas de irrigação, até chegar na microaspersão.
Fonte: G1 Globo Rural