Coluna Mais Negócios – Edição 243

(Foto: Divulgação)
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Pesquisadora desenvolve estudo com bioativos da Amazônia que substituem conservantes químicos nos alimentos

Potencialidades de substâncias e dos bioativos presentes na Amazônia são cada vez mais utilizados como objetos de estudos científicos. Realizada entre 2017 e 2019, a pesquisa da mestranda Vaneska Aimee (foto) identificou atividades antioxidantes em duas espécies encontradas na região. O diferencial? Essas espécies compõem a formulação de um conservante natural, substituindo formulações industriais.

O estudo conduzido por Vaneska avançou para o campo do empreendedorismo, quando através da participação no programa Inova Amazônia, ela e sua empresa, a Amazon Natural Ingredient (ANI), foram partícipes no processo de desenvolvimento da ideia e da validação do conservante.

Segundo a idealizadora da ANI, o estudo das espécies – mantidas sob sigilo por conta do atual processo de patente – passou por uma série de etapas até a realização dos testes de validação.

“Caracterizamos duas espécies vegetais da Amazônia quimicamente e identificamos a atividade antioxidante nas duas espécies. A partir daí a aplicação em alimentos foi proposta. E somente em 2022, durante a aceleração no programa Inova Amazônia, as espécies foram incorporadas ao alimento e a efetividade como conservante natural foi comprovada. O nosso conservante natural foi validado em alimentos lácteos e agora estamos aplicando em outras matrizes alimentares, por meio de parcerias com produtores locais. A proposta já foi submetida à ANVISA e estamos no aguardo da aprovação para que o aditivo seja levado ao mercado”, descreve.

Conforme a pesquisadora, um dos principais diferenciais da composição desenvolvida pela ANI é a ausência de conservantes sintéticos presentes em soluções industriais, e que são prejudiciais à saúde humana. A exemplo, Vaneska cita o BHT Cristal (Butil Hidroxi Tolueno), proibido pelas agências reguladoras europeia e norte-americana por conta da alta toxicidade pelo consumo em longo prazo. Nesse aspecto, ela indica que os consumidores estão cada vez mais preocupados com a origem de fabricação dos produtos, o que demanda o uso de soluções naturais.

“A ANI traz uma solução mais sustentável para isso, desenvolvendo um conservante natural que não causa danos à saúde humana, é natural e valoriza o extrativismo sustentável da Amazônia. O consumo de alimentos saudáveis, crescente na população brasileira, foi acelerado pela pandemia. Em 2020, as vendas desse nicho – cujo panorama vai desde produtos sem glúten ou com menor teor de sódio até orgânicos certificados – atingiram R$ 100 bilhões no país, segundo a Euromonitor Internacional. A pesquisa realizada pelo ‘Mordor Intelligence’, tendo o ano de 2021 como base, aponta crescimento estimado de 3,7% do mercado global de conservantes de alimentos até 2025. No mercado brasileiro, a previsão de crescimento é de 3,45% e a ANI caminha em direção a esse crescimento e mercado”, afirma.

(Foto: Divulgação)

Concurso vai escolher a lata de cerveja mais bonita do Brasil

Atenção cervejeiros do nosso país! Estão abertas as inscrições para o concurso ‘Lata mais Bonita Brasil’, organizado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas). Podem concorrer ao prêmio todas as cervejarias proprietárias intelectuais e industriais do design de seus rótulos, operantes no mercado brasileiro. Além desse critério, o rótulo inscrito deve ter sido criado e produzido no Brasil,  estar adequado às exigências do Ministério da Pecuária, Agricultura e Abastecimento (IN 65/2019) e ter circulado de 2021 até a data da inscrição.

As empresas que desejam participar  têm até sexta-feira (22/9) para preencherem o formulário de inscrição disponível no site da premiação (https://abrir.link/hqubG).

Clientes do Banco do Brasil podem monitorar gastos pelo WhatsApp

O Banco do Brasil é a primeira instituição bancária a oferecer um gerenciador financeiro pelo aplicativo de mensagens instantâneas, trata-se da ferramenta ‘Minhas Finanças’, que apresenta um diferencial no WhatsApp, ao ser aliado ao chatbot, sistema de diálogo que usa inteligência artificial. O uso da ferramenta é gratuito e está disponível tanto no site do banco quanto pelo app do celular. Com o gerenciador, o cliente pode traçar um perfil de consumo, programar despesas futuras e acompanhar os investimentos.

Campanha da Nestlé, que usa inteligência artificial, vai premiar consumidor

A gigante de alimentos e bebidas lançou uma promoção bem tecnológica e aconchegante, ao mesmo tempo! Com a campanha ‘Nestlé Faz Bem Estar Junto’, a empresa traz uma novidade para os consumidores da marca: a criação de vídeos personalizados com o auxílio da inteligência artificial. De acordo com a companhia, o consumidor pode escolher temas conforme seus gostos, responder perguntas sobre preferências e compartilhar fotos que estejam no vídeo. Em seguida, ele recebe o vídeo personalizado para publicar nas redes sociais. A campanha vai até quinta-feira (31/8) e irá oferecer prêmios instantâneos de até R$ 500, e um final de R$ 1 milhão. Para participar da campanha, os interessados devem acessar o endereço eletrônico da Nestlé (promocoesnestle.com.br), fazer cadastro e verificar o regulamento!

Com logística reversa do óleo de cozinha, Grupo Madero diminui impacto ambiental e gera receita

Que tal cuidar do meio ambiente e ainda ganhar dinheiro pela boa ação? Parece ser uma ótima solução para a perenidade do negócio, né? E esse é o caminho que o Grupo Madero, referência do setor de alimentação do país, está percorrendo. Em março, o Madero iniciou uma parceria com a BSBIOS para a compra e venda de Óleo de Cozinha Usado (UCO), proveniente de todas as cozinhas da rede. Então, o óleo que seria descartado (e impactar o meio ambiente) foi transformado em um produto 100% reciclado e esse resíduo é destinado à produção de biodiesel.

Antes do acordo, o Madero gastava aproximadamente R$ 150 mil com o descarte ecologicamente correto do óleo de cozinha, mas com a parceira a rede passou a gerar cerca de R$ 220 mil por mês.

RÁPIDAS & BOAS

O FGV In Company, em parceria com a Academia CEO, promoverá um debate com o tema: “Liderança e gestão em escritórios de advocacia”, na segunda-feira (14/8), às 19h (Horário de Brasília). Será de forma híbrida: presencialmente no Auditório da FGV em São Paulo e online,  por meio do canal oficial da Escola no YouTube. Os interessados em participar devem se inscrever pelo link (https://abrir.link/bTfwD).

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O MCTI anuncia o lançamento do edital para seleção de ICTs (Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação) interessadas em integrar o Programa Residência em Microeletrônica – CI Inovador. Para mais informações sobre o programa e o edital de chamada para ICTs, visite o endereço eletrônico (https://ciinovador.softex.br/). As inscrições prosseguem até sexta-feira (18/8).

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O Governo do Amazonas, por meio da Fapeam  e do MCT, via Finep, lança as Chamadas Públicas Nº 020/2023 e Nº 021/2023 para o credenciamento de aceleradora. As propostas para credenciamento deverão ser apresentadas em formulário online específico e enviadas por meio eletrônico, via Sistema de Gestão da Informação da Fapeam (SigFapeam), localizado no portal da Fapeam até domingo (20/8).

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