Coluna Mais Negócios – Edição 233

(Foto: Divulgação)
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Tecnologia na floresta amazônica: dados previstos em plataforma podem diminuir desflorestamento

Melhor prevenir do que remediar! O ditado popular se encaixa muito bem ao fundamento da plataforma PrevisIA, que utiliza inteligência artificial (IA) para indicar antecipadamente áreas que estão sob risco de desmatamento na Amazônia.

O objetivo é que a ferramenta mostre dados que possam ser base para orientar e auxiliar na tomada de decisão de governo, agências e órgãos fiscalizadores antes de o desmatamento ocorrer em áreas mais suscetíveis.

Nos anos recentes, a Amazônia tem sangrado com o descaso na política ambiental, o que contribuiu para elevar as taxas de desmatamento às alturas. Um relatório anual da plataforma PrevisIA, desenvolvida pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) em parceria com a Microsoft e o Fundo Vale, indica projeções alarmantes sobre o avanço do desmatamento nos nove estados que compõem a região da Amazônia Legal. Segundo os índices obtidos, mais de 11.800 km2 de mata nativa presente correm o risco de serem degradados.

Com a confirmação dos números, este será o segundo maior registro de desmatamento desde 2008, ficando atrás apenas do índice obtido em 2021 (pouco mais de 13.200 km2), como explica o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia do Imazon e responsável técnico pela plataforma PrevisIA, Carlos Souza Jr. (foto).

A plataforma, em funcionamento desde 2021, utiliza mecanismos de IA para consolidação dos dados obtidos, além de integrar outros mecanismos para o monitoramento da região, como o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD), baseado em imagens de satélites.

Para a obtenção das estatísticas, a PrevisIA, assim como o Prodes, sistema federal de monitoramento na Amazônia, utiliza como cálculo de risco o “calendário de desmatamento”, período entre agosto de um ano a julho do ano seguinte. Segundo o coordenador, a nova ferramenta possui como diferencial a antecipação das ações tomadas por órgãos de controle e fiscalização na região da Amazônia.

Os modelos de predição de desmatamento existentes eram de longo prazo, com previsões para décadas. Porém, quando o satélite registra a remoção da floresta, a vegetação já se foi, juntamente com os serviços ambientais, além de gerar problemas e conflitos sociais. Precisávamos de uma nova ferramenta que pudesse se antecipar à devastação. A pergunta que motivou a criação da PrevisIA veio em 2016: ‘é possível gerar modelos de predição de desmatamento de curto prazo, ou seja, para o próximo ano?’. Isso permitiria se antecipar e prevenir a derrubada”, analisa.

No relatório atual, a plataforma obteve uma taxa de precisão de 80% em um raio de 4 km nas projeções de desmatamento nas localidades em análise. O coordenador classifica os resultados iniciais da PrevisIA como promissores e indica que os mecanismos da plataforma podem contribuir para ações prioritárias em áreas críticas. “Além disso, faremos ajustes no modelo a partir dessas análises de assertividade, que são importantes para identificar e caracterizar os erros. Isso permite entender quais são as outras variáveis que têm correlação com o desmatamento, como por exemplo, a distância para garimpos e para a exploração de madeira ilegal”, acrescenta Souza.

(Foto: Divulgação)

Reciclagem: startup londrina usa redes de pesca e garrafas PET para criar mochila

Uma startup de Londres, liderada por três irmãs, criou mochilas usando materiais reciclados. Na parte interna do produto, elas utilizam redes de pesca e, na externa, foi feita a aplicação do plástico das garrafas. Para compor cada uma das mochilas, elas estão transformando 123 garrafas plásticas, o que contribui muito para retirar essas substâncias do meio ambiente e transformá-las em produtos. Mas, isso não é tudo! A startup GroundTruth está indo além e desenvolveu um material a partir do gás carbônico capturado da atmosfera. Nos testes realizados, esse material mostrou um desempenho 40% melhor do que o plástico virgem. O trio promete remover mais de 10 milhões de garrafas plásticas do meio ambiente até 2025 e usá-los para produção de itens sustentáveis!

Vivenda do Camarão amplia canais digitais para ampliar vendas  

Com quase 40 anos atuando com restaurantes especializados em frutos do mar, a Vivenda do Camarão abriu novas frentes para aumentar as vendas e se aproximar do público. A empresa acaba de lançar um site para atender o mercado de foodservice e varejo. Pela plataforma, a marca irá oferecer opções de pratos prontos congelados, semiprontos, pescados e frutos do mar in natura.

Em relação ao foodservice, a Vivenda pretende disponibilizar orientações sobre produtos, dicas e receitas. Já para os varejistas, a marca irá oferecer suporte nas ações de PDV, técnicas de visual merchandising, panfletos e catálogos com os produtos disponíveis. Com a estratégia, a  rede quer aumentar as vendas em mais de 20%, ainda em 2023. Outra ação implementada pela marca, ocorreu em março deste ano quando a empresa lançou um aplicativo voltado ao Empório Vivenda do Camarão, loja-conceito da marca que reúne mais de 500 itens.

Natura lança perfume voltado a geração Z e quebra paradigmas

Entender a nova geração, conhecer a sociedade e saber quem é o consumidor é cada vez mais desafiante pro pessoal do marketing. Afinal, estamos vivendo um momento histórico em que tudo se desmancha no ar várias vezes por dia! Ligada nessa dinâmica de mercado, a gigante brasileira do setor de produtos cosméticos, Natura, bolou uma estratégia para desenvolver um perfume que conseguisse captar a personalidade da geração Z. E, eis que surge: a fragrância `Humor Transforma´.  Para chegar ao produto, a empresa envolveu e ouviu cerca de 80 jovens do Brasil, México e Argentina, que relataram suas expectativas, experiências, o que esperam da vida e assim por diante. De acordo com a Natura, o resultado é um cheiro vibrante, inspirado nos diferentes modos de existir e na coragem de se expressar verdadeiramente para o mundo! Além disso, a fragrância é sem gênero, já que a companhia entende que há consumidores que procuram mais o perfume pelo cheiro do que pela rotulação feminino ou masculino. A ideia é que a fragrância possa ser usada de forma do bom e velho `unissex´, deixando ao desejo pessoal a liberdade de ser e se expressar como bem se entende!

RÁPIDAS&BOAS

A Rede Transformar, iniciativa da Votorantim Cimentos, é um projeto que vai oferecer R$ 65 mil para iniciativas que visam preservar a Amazônia e está com inscrições abertas até a quarta-feira (7/6). Serão selecionados três negócios dos estados do Amazonas, Pará e Tocantins. As propostas devem estar relacionadas à bioeconomia, desenvolvimento local, educação, geração de renda, inovação e tecnologia, além de sustentabilidade. Outras informações e inscrição estão disponíveis no link (https://abre.ai/gelq).

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O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) está ofertando quatro vagas para curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Florestas Tropicais (PPG-CFT). As inscrições seguem até a quarta-feira (14/6). O edital está disponível através do link (https://abre.ai/gdAt).

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Nos dias 28 e 29/6, ocorrerá no Studio 5 Centro de Convenções, o CongreNorte 2023 – 2º Congresso Norte de Corretores de Seguros, que está sendo organizado pelo Sincor AM/RR, em parceria com outros sindicatos na região. As inscrições estão sendo realizadas pelo site (https://www.congrenorte.com.br/).

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