Sistema de rede infovia vai conectar, processar, controlar, compatibilizar as transmissões de informações e disponibilizar serviços em meio eletrônico.
A instalação de 12 km de cabos de fibras ópticas permitirá que mais 10 milhões de pessoas na Amazônia tenham uma melhor experiência de conectividade com maior capacidade, menor latência e disponibilidade para suas conexões de Internet. Cerca de oito infovias serão construídas para atender 6 estados e 58 cidades na região Norte do Brasil.
Promovido pelo Governo Federal e viabilizado pelo Ministério das Comunicações, o projeto Infovia 00, que já conectou Macapá (AP) e Alenquer, no oeste do Pará, é capitaneado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisas (RNP) do Programa Norte Conectado.
Segundo o programa, o cabo de fibras ópticas possui 48 fibras que funcionam em pares por meio da tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing, em português significa multiplexação por divisão de comprimento de onda), essa tecnologia permite que cada par de fibra, trafegue as informações em 40 canais na velocidade da luz.
Esses cabos recebem proteção mecânica adicional para que sejam instalados sob a água que têm o interior de aço e isolamento especial. Eles podem ser metálicos, coaxiais ou ópticos, atualmente os mais utilizados.
Os investimentos em eletrônica e tecnologia de transmissão para iluminar cada par de fibras ópticas são importantes. Para isso, nos primeiros 2 anos os “Operadores Neutros” poderão utilizar um dos canais já em funcionamento da RNP, aparelhando seus canais com capacidade igual ou superior a 100 gigabyte.
Operador Neutro é o nome dado a cada uma das 10 empresas de internet que compõem o “Consórcio Aberto”.
Os consorciados têm o direito de explorar comercialmente nas 58 cidades atendidas e encarregadas na obrigação de manter toda a infraestrutura em pleno funcionamento.
A iniciativa não só garante o atendimento de cidades com pouca ou nenhuma alternativa de conectividade, como também promove a ampla concorrência, o que resulta em alta qualidade e preço justo.
A Infovia 00 lançou 700 quilômetros de cabo submarino de janeiro a junho de 2022, saindo de Macapá, no estado do Amapá, passando por 04 cidades no estado do Pará: Almeirim, Monte Alegre, Santarém até chegar em Alenquer.
Avanço
O Programa Norte Conectado, avança para Infovia 01 e a partir do mês de outubro deste ano ao primeiro trimestre de 2023, estarão conectados os municípios de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti, Terra Santa, no estado do Pará e Parintins, Urucurituba, Itacoatiara, Autazes e Manaus, no estado do Amazonas.
No mês de setembro será publicado o edital de chamamento público para as empresas que desejem participar do Consórcio Aberto para a Infovia 01 e os Operadores Neutros.
Confira as empresas que já poderão utilizar a infraestrutura até o final do mês setembro de 2022:
- AQUAMAR;
- Wirelink;
- BR Fibra;
- ICOM;
- SEA e VIVO (Telefônica).
Fonte: G1 Santarém e Região