Aos 76 anos, amapaense deseja transformar o mercado de suplementos com nova startup

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O conceito moderno de startup tem suas origens nos Estados Unidos, mais especificamente no famoso Vale do Silício, na Califórnia, região que se tornou o epicentro de inovações tecnológicas e empreendedorismo nas décadas de 1970 e 1980. Já por volta do final de 1990 e início dos anos 2000, começaram a ser criadas as primeiras empresas nascentes brasileiras, como o Buscapé, Submarino e Mercado Livre, entre outras.

Quando falamos desse tipo de empresa inovadora, acabamos associando a jovens nerds, estudantes de faculdades ou empreendedores mirins, mas nem sempre esse estereótipo condiz com a realidade. Que o diga a dona Antônia Maria da Costa Bezerra (foto), uma amapaense de 76 anos, que resolveu cursar Nutrição há alguns anos e, durante uma aula da faculdade, decidiu criar a própria startup. “O professor me perguntou se eu sabia o que era uma startup e eu respondi que não sabia a definição exata, mas que meu filho e meu neto tinham uma empresa assim. A indagação me motivou a criar a minha”, conta.

Mas a vida de empreendedora da dona Antônia começou muitos anos antes dessa decisão. Ela fundou sua primeira empresa, uma doceria, a casa de chá ‘Só Delícia em Belém’, no Pará. “Eu tive vários restaurantes, restaurantes industriais. Também me aventurei no ramo de buffet, participei de muitas licitações e eventos. Então, vim caminhando nesse mundo do empreendedorismo, crescendo muito e sempre com a mesma garra, com a mesma força, cada vez me lançando mais”, diz dona Antônia.

Entretanto, devido à doença do esposo, a empreendedora preferiu declinar dos negócios para cuidar da saúde do cônjuge. Um ano após a morte do marido, ela voltou a atuar no ramo de buffet e, em 2020, viu o negócio ser severamente afetado pela pandemia da Covid-19. Pensa que ela desanimou? Com determinação e apoio do Sebrae, dona Antônia fundou a Amazon Bioprotein, uma startup focada em suplementos proteicos derivados de uma planta local, o cariru! Sua visão empreendedora, aliada ao conhecimento técnico de suas sócias – sua filha e uma nutricionista – transformaram a Amazon Bioprotein em uma promessa no mercado de alimentos saudáveis.

Dona Antônia sempre incluiu o cariru em sua alimentação. Foi a neta, uma estudante de Biomedicina, que sugeriu a criação de um produto para atender à demanda por suplementos proteicos naturais. Segundo a empreendedora, há muitos suplementos à base de soja disponíveis, mas eles prejudicam o meio ambiente e podem conter agrotóxicos. O cariru, por sua vez, não requer tratamento especial do solo, cresce o ano todo e tem a capacidade de capturar gás carbônico, o que melhora ainda mais sua proteína. Além disso, ele é resistente à falta de água.

Hoje, com um ano de empresa e cinco programas de aceleração do Sebrae no currículo, dona Antônia está mais preparada do que nunca para enfrentar os desafios que ainda virão. “Minha meta é colocar meu produto no início de 2025 no mercado, inclusive, mesmo antes de ter o produto à venda, já tenho compradores interessados. Tenho certeza de que a startup vai se transformar em uma empresa grande e poderosa”, afirma.

Alunos da Ufac criam exposição com materiais reaproveitados

Você sabe o que acontece quando um grupo de alunos resolve recriar materiais que iriam para o lixo? Uma exposição de artes! Com canetas, quadros-negros, tinta guache, partes de armários de metal, peças de MDF e lápis de cor que seriam descartados, o grupo, formado por alunos e ex-alunos de História da Universidade Federal do Acre (Ufac), criou a primeira exibição do Coletivo Errantes, com a exposição Ocupação Urbanomarginal. A mostra artística está em cartaz no Museu Povos Acreanos, em Rio Branco até domingo (14/7). As peças de artes fazem uma releitura da sociedade contemporânea acreana, misturando realidade com ficção em telas e materiais reaproveitados. A iniciativa da turma de alunos mostra que economia criativa é possível, positiva e viável!

Conheça o cereal antigo da África que promete revolucionar a indústria cervejeira

O fônio, um cereal antigo cultivado há cerca de 5 mil anos na África, está sendo redescoberto e promete inovar a indústria cervejeira. Tudo porque Garrett Oliver, um mestre cervejeiro, está divulgando aos quatro cantos do mundo o “cereal amigo do meio ambiente”, pois, além de ajudar na renda de comunidades pobres africanas, o insumo quase não precisa de água e cresce em solos com poucos nutrientes, em regiões áridas do deserto do Sahel. Apesar disso, o grão é rico em nutrientes e aminoácidos e, de acordo com o cervejeiro, produz uma cerveja incrível! Esse encontro entre o fônio e a cerveja representa uma interessante inovação no campo da fabricação de cerveja, combinando tradições antigas com práticas modernas de cervejaria. Com um público ávido por novidades, é provável que a tal cerveja se popularize e ganhe espaço na produção de cervejas artesanais.

Chanel anuncia recorde de vendas

Com um de seus itens mais caros, a bolsa Chanel Diamond Forever, que custa cerca de US$ 261.000, a Chanel anuncia seu recorde de vendas em 2023, com um aumento de 14,6%, para US$ 19,7 bilhões, algo por volta de R$ 100,5 bilhões! De acordo com a companhia, o crescimento ocorreu em todas as categorias, sendo que metade do volume de negócios foi realizado na região Ásia-Pacífico, local em que as vendas ultrapassaram os US$ 10 bilhões. Crise mundial? Que crise?

Campanha publicitária aproxima robô e ser humano

Numa iniciativa para aumentar a interação entre homem e máquina, a campanha publicitária “Sabor de Heineken, Só Heineken”, apresenta o Hei, um robô garçom que estará disponível até domingo (2/6) em alguns estabelecimentos de São Paulo. O diferencial da campanha da Heineken é que essa interação não é completamente automatizada, mas busca fortalecer a conexão social nos bares e ajudar no atendimento, de modo a oferecer uma experiência ímpar aos clientes! Será que rola uma gorjeta?

RÁPIDAS & BOAS

Na terça-feira (28/5), a partir das 14h30, o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) sediará o Demoday do Programa Conexão Floresta do Manaus Tech Hub, iniciativa que tem como foco o desenvolvimento de novos negócios a partir de uma solução de identificação botânica de madeira por meio de uma inteligência artificial (IA). O evento é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada. Para participar, acesse o link (https://encurtador.com.br/gJmtB).
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Na quarta-feira (29/5), das 10h às 11h15, ocorrerá o Webinar ‘Desafios e Oportunidades na Aquisição de Talentos’, iniciativa da Mercer | Mettl, o qual basear-se-á nos resultados da Pesquisa Global Talent Acquisition da empresa organizadora. As inscrições estão disponíveis pelo link (https://bit.ly/3V69Cfs).
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A Universidade Federal do Amapá (Unifap) publicou o edital do processo seletivo para o doutorado em inovação farmacêutica. Ao todo, estão sendo ofertadas oito vagas, com inscrições até sexta-feira (31/5). Os interessados devem enviar documentação para os e-mails (ppgif@ufpa.br e carrera@ufpa.br). O edital está disponível no endereço eletrônico (https://encurtador.com.br/kJKQ3).
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A Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Amazonas (EJUD/TJAM) lançou edital de Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização ‘Atenção Psicossocial e Direitos Humanos’, a ser realizado em formato híbrido, nas modalidades online síncrona e presencial. O público-alvo da especialização são os servidores e serventuários do TJAM que estejam em exercício de trabalho regular na Corte e trabalhem nas áreas de Pedagogia, Psicologia e Serviço Social. Serão oferecidas 50 vagas, sendo 30 delas destinadas aos servidores que atuam nas unidades das comarcas do interior, e outras 20 vagas para quem atua na Comarca de Manaus. As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira (31/5), através do link (https://forms.gle/i1BNp4skVucD45qs8).

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