Adidas, Nike, Zara e Puma: estudo escancara relação de marcas com desmatamento na Amazônia

Produtores de couro, a indústria da moda entram na mira de agência ambiental que denuncia 400 empresas
Aerial view showing a deforested area of Amazonia rainforest in Labrea, Amazonas state, Brazil, on September 15, 2021. - World leaders reunited in Glasgow for the COP26 on November 2, 2021 issued a multibillion-dollar pledge to end deforestation by 2030, a promise met with scepticism by environmental groups who say more urgent action is needed to save the planet's lungs. (Photo by MAURO PIMENTEL / AFP)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Um estudo realizado pela agência ambiental Stand Earth, especialista em rastreamento de matéria-prima, revelou o envolvimento de 400 marcas com o desmatamento da Amazônia. Adidas, Nike, Zara, Puma, Fila, New Balance, entre outras, estão na lista. São produtores de couro, que integram a indústria de sapatos, acessórios e roupas.

De acordo com a Stand Earth, a JBS, reconhecida pela estreita relação com o desmatamento no Brasil, é a principal fornecedora de couro da indústria da moda e alimenta a rede de marcas denunciada no estudo.

O levantamento mostra que a empresa brasileira desflorestou 3 milhões de hectares na Amazônia. Desse total, 81% teria sido feito ilegalmente.

A Stand Earth cruzou dados de compra de gado na Amazônia desde 2016, imagens de satélites, utilizadas para monitorar o desmatamento na região, documentos alfandegários, site de processadores de couro.

Em julho deste ano, a JBS, segunda maior empresa de alimentos do mundo, anunciou que pretende zerar o desmatamento ilegal até 2025 para a cadeia de bovinos, mas também terceiros, como a indústria da moda. A redução seria aplicada nos biomas Cerrado, Pantanal, Mata Atlântica, Caatinga e Amazônia.

Uma auditoria do Ministério Público Federal, divulgada em outubro deste ano, mostrou que 32% da carne comercializada pela JBS no Pará é fruto de gado criado em área que foi desmatada ilegalmente.

Edição: Leandro Melito

Fonte: Brasil de Fato

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?