Organizado pelo Senac Nacional, acontece nesta semana, em Brasília, a edição 2023 da Semana de Gastronomia Regional. Realizado anualmente, o evento propõe a valorização dos elementos culinários brasileiros e dos profissionais que atuam nos restaurantes-escola do Senac pelo Brasil.
Neste ano, a culinária do estado do Amazonas será o destaque das atividades, que iniciaram ontem, 23, e prosseguem até amanhã, 25. Composta por quatro representantes do restaurante-escola do Senac Amazonas, sendo quatro docentes e uma aluna, a equipe amazonense é chefiada pela coordenadora de gastronomia da instituição Aline Niewiorowski.
No cardápio elaborado pelos chefs há um menu de degustação composto por itens regionais, como peixes, farinhas e frutas. A participação dos representantes amazonenses na Semana de Gastronomia Regional se encerra nesta quinta-feira, com a realização de uma aula-show pela chef Clarinda Ramos, da etnia Sateré-Mawê, sobre a cultura e a culinária indígena, no Restaurante Escola do Senado Federal.
Durante o evento, o grupo musical Kboclos fará uma apresentação alusiva e temática ao festival de Parintins e aos bois Caprichoso e Garantido.
O presidente da Federação do Comércio do Estado do Amazonas, Dr. Aderson Santos da Frota, a diretora regional do Senac Amazonas, Silvana Carvalho, a gerente do Centro Especializado de Turismo e Hospitalidade, Jane Thiene Trindade de Almeida representam institucionalmente o Senac Amazonas.
Confira a equipe do Senac que participa das atividades:
– Aline Niewiorowski, Coordenadora de Gastronomia
– Chef Elias Essucy de Andrade, chef confeiteiro
– Chef Bruno Raphael Gomes de Sá Leitão
– A aluna Miryammiss Ibrahim Saad
– Chef de cozinha Clarinda Ramos, de etnia Sateré-Mawê
Confira o menu escolhido pela equipe amazonense:
23/05/2023
– Entrada: Casquinhas manauaras (massa a base de farinha do Uarini recheado com picadinho de tambaqui ao limão siciliano)
– Prato principal: Ballotine de surubim recheada com palmito de pupunha, abobora de pescoço, cogumelo yanomami e jambu servido com tarê caboquinho). Guarnição: Tabule Amazonês (farinha do Uarini umedecida no tucupi, com tomate, pimenta de cheiro, cebola roxa e cheiro verde) mousseline de cará roxo.
– Sobremesa: Canolli ao encontro das águas (massa base, brigadeiro de açaí e brigadeiro de castanha do Brasil
24/05/2023
Entradas: Mojica de tambaqui, gourjon de tucunaré empanado na farinha do Uarini servido com barbecue de cupuaçu.
Prato principal: Bouillabaisse Amazônica: mix de pescados curados, defumados e camarão regional cozidos nos condimentos amazônicos e servidos na cuia.
Sobremesa: Tarte caboquinha (creme de tucumã com farofa de castanha do Brasil.
25/05/2023
Entrada: Linguicinha baré gratinada (linguiça de aruanã, banana frita, alfavaca e tomate seco recheada com queijo parmesão gratinado)
Prato principal: Carbonara (massa fresca de pupunha, pirarucu defumado, queijo parmesão e puxuri)
Sobremesa: Pannacotta de pitaya (base de creme de leite aromatizada com cumaru e geleia de pitaya)