Nesta quinta-feira (15), foi inaugurado em Manaus o primeiro Centro de Eficiência Energética do Amazonas (CEEA) e na região Norte, localizado nas dependências da Rede Amazônia. O espaço conta com 48 m² e tem parceria e patrocínio da Whirlpool Corporation, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil.
A estrutura do CEEA conta com quatro áreas e sete painéis que, por meio de atividades interativas, maquetes, jogos e exposições de artistas, abordam as diversas relações dos seres humanos com a energia, sempre de modo lúdico, com informações diretas e relevantes.
O primeiro conceito engloba a energia e o planeta, com infográficos sobre a energia eólica, energia solar, hidrelétricas, biomassa e a energia geotermal, que é a energia que provém do interior do planeta, gerada pela combinação de vários fenômenos.
A segunda abordagem é sobre a relação das pessoas com a energia em suas casas. Nesse espaço, serão discutidos desde a concepção arquitetônica das residências, até o conceito bioclimático, com a adoção de eletrodomésticos e iluminação mais eficientes. “Vamos falar sobre aproveitamento do potencial de geração de energia, conservação de recursos naturais, reaproveitamento da água, além da captação da água da chuva”, explicou.
O terceiro conceito é sobre a relação da energia com o próprio ser humano e a importância de promover uma renovação energética pessoal, através da meditação, respirando ar puro e fazendo exercícios ao ar livre.
O diretor de Relações Institucionais, Antitruste e Comércio na Whirlpool América Latina, Eduardo Vasconcelos, esteve presente durante a inauguração e falou sobre o projeto de conscientização que tem o objetivo de preparar a sociedade para o futuro.
Durante todo o ano de 2023, o Centro de Eficiência Energética será usado por empresas, instituições, ONGs e escolas, para promover o conhecimento sobre o tema. Todo o trabalho foi pautado em 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que são: ODS 7, que trata da Energia Acessível e Limpa, ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 4 – Educação de Qualidade.
A expectativa é que até o final de 2024, mais de 4.000 alunos conheçam o espaço. As visitas escolares ou em grupo devem ser agendadas através do site do projeto, todas as outras, acontecerão às quintas e sextas-feiras, com agendamento prévio de 24 horas, também pelo site www.ntics.com.br/ceea
O Centro de Eficiência Energética está localizado na Av. André Araújo, 1555.
Sobre a NTICS
Em 2022, a NTICS Projetos celebra 20 anos promovendo o desenvolvimento sustentável através de projetos e soluções inovadoras. Desde sua fundação, a empresa já desenvolveu mais de mil projetos, impactando diretamente cerca de 10 milhões de pessoas.
A atuação da NTICS Projetos no Brasil tem como prioridade 4 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico), ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis) e ODS 17 (Parceiras e Meios de Implantação).
Baseada em São Paulo (BRA), Flórida (EUA) e Deutschland (GER), há três anos, a NTICS Projetos têm aprofundado os projetos nos temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), e desde 2018 direcionam esforços quanto ao alinhamento dos projetos para os ODS propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) no Brasil e Estados Unidos.
A ambição para os ODS da empresa é a de levar projetos inovadores e sustentáveis para 3,7 milhões de crianças e adolescentes (10% dos alunos matriculados no ensino público do Brasil) até 2025.
Como parte das comemorações de 20 anos, a NTICS Projetos patrocinou o projeto Impacta ODS, que prevê a distribuição dos Almanaques dos ODS da Turma da Mônica.
Sobre a Whirlpool Corporation
A Whirlpool Corporation tem o compromisso de ser globalmente a melhor empresa de eletrodomésticos para cozinha e lavanderia, melhorando continuamente a vida em casa. Em um mundo cada vez mais digital, a Companhia inova constantemente com o propósito de atender às necessidades dos consumidores, por meio de suas marcas icônicas, incluindo Whirlpool, KitchenAid, Maytag, Consul, Brastemp, Amana, Bauknecht, JennAir, Indesit e Yummly. Em 2021, a Empresa reportou aproximadamente US $22 bilhões em vendas anuais, 69.000 colaboradores e 54 centros de pesquisa de tecnologia e fabricação. Informações adicionais sobre a empresa podem ser encontradas em whirlpoolcorp.com.
*Com informações do site A Crítica