Coluna Mais Negócios – Edição 253

(Foto: Divulgação)
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Ciclo Artesanal se prepara para ampliar vendas em 2024

Da vida acadêmica para o empreendedorismo, a advogada Gabrielle Bandeira (foto) deu poucos passos! Ela é fundadora da ‘Ciclo Artesanal’, uma microempresa especializada na produção e comércio de itens de higiene pessoal e cosmética com bioativos amazônicos.

“Fiz a jornada acadêmica de bacharel em Direito tradicional aqui no Pará, em faculdades particulares. E pouco depois, após me graduar, fiz a prova da OAB. Mas, durante o meu percurso na academia eu já percebia que aquilo não me encantava e não brilhava os olhos. Eu não tinha tanto interesse em seguir pela vida de advogada, confessa. ”

Entusiasta da causa ambiental, cuja temática foi abordada em seu TCC, Gabrielle diz que logo após ser aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil e obter a sua carteira de exercício da profissão, passou a se dedicar integralmente à ‘Ciclo Artesanal’, no que ela considera como sendo um processo de ‘desmanche do autoconhecimento’. Então, foi estudar!

“Eu fiquei apaixonada [por ser aluna do curso] e pensei: ‘nossa, a gente tem tanto potencial, o Norte tem tanta matéria-prima e cooperativas que trabalham com o manejo correto desses insumos, então por que não explorar isso dentro da saboaria, da perfumaria, dos cosméticos e dos produtos de higiene, feitos de forma natural e com produtos da Amazônia”, relembra.

A empresa foi instituída em fevereiro de 2021 e, entre os óleos de andiroba e as manteigas de cupuaçu, por exemplo, a Ciclo possui no seu portfólio 12 produtos, em linhas voltadas ao bem-estar corporal e os itens aromáticos, como as velas e difusores de perfumes. A empresa adquire a maior parte de matérias-primas diretamente de associações familiares localizadas em Abaetetuba e Acará, ambas no Pará.

“Nós já conhecíamos a cooperativa e entramos em contato com eles. São pessoas que executam o manejo correto da floresta. É uma cooperativa familiar presente há mais de 30 anos no mercado. Eles fornecem para grandes empresas também, e para pequenos empreendedores como nós. É certificada com o manejo correto e os cuidados com a natureza”, comenta a empreendedora.

Gabrielle afirma que há um pagamento justo e correto pelas matérias-primas adquiridas. Segundo ela, este é um dos princípios da marca, sobretudo, na manutenção das fontes de renda dos ribeirinhos.

“É um ciclo de coisas boas e isso reflete diretamente no nosso produto. Quando o cliente compra o nosso xampu sólido ou o nosso hidratante, ele sabe que não está só contribuindo com uma pequena empresa, mas, também, está ajudando toda uma cadeia. Ele está ajudando a natureza, o manejo da floresta de forma correta e os pequenos produtores familiares do interior do Pará. Isso é muito importante e faz parte da nossa história”, acrescenta.

Segundo estimativas da Gabrielle, cerca de R$ 60 mil a R$ 70 mil foram investidos na empresa. A empreendedora aponta que 2023 poderá, no comparativo a 2022, ser o melhor ano em vendas e faturamento, quando alcançou aproximadamente R$ 30 mil.

Através do marketplace, mais de 4 mil unidades de produtos foram comercializadas. Para o próximo ano, a meta planejada para a Ciclo Artesanal é a ampliação da escala, compra de lotes em maior número e a concretização de parcerias com lojas em outros estados brasileiros.

“Vimos que nós temos possibilidades de entrar em grandes mercados, ampliar e crescer ainda mais nossas vendas. Mas, para isso a gente está melhorando a escala dos nossos produtos para conseguir entrar nesses pontos. Isso será com certeza o nosso foco em 2024.”

(Foto: Divulgação)

Sabonete Francis agora na versão vegana

Uma pesquisa realizada pela Coherent Market Insights, mostra que o mercado de cosméticos veganos deverá crescer 56% até 2030, chegando a faturar nada menos do que US$ 25,1 bilhões. Essa cifra é fácil de se explicar quando observamos o comportamento dos consumidores, que buscam elevar a qualidade de vida e consumir produtos naturais, sem conservantes e tal. De olho nesse mercado gigantesco, a marca Francis, da Flora, que não é boba e nem nada, acaba de anunciar a sua recente linha de sabonetes veganos, composta pelas versões: morango e baunilha karité; ameixa e algodão; e leite de amêndoas. De acordo com a empresa, a fórmula da linha não possui ingredientes de origem animal.

Distribuidora vende remédio acima do preço permitido e recebe multa de R$ 700 mil

Uma distribuidora de medicamentos recebeu uma multa no valor de R$ 700 mil devido ao sobrepreço cobrado por um remédio destinado ao tratamento de doença renal crônica. A decisão, dada pela 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi unânime. Tudo começou quando a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) identificou que a tal empresa comercializou o fármaco por um preço acima do permitido e imputou-lhe uma multa no valor de R$ 1 milhão. Quase sem fôlego, a distribuidora recorreu e, por entendimento do Tribunal Regional Federal da 4ª Região de Porto Alegre (RS), onde a ação foi ajuizada, o valor estipulado caiu para R$ 700 mil. Diminuiu, mas vai ter que pagar!

Sustentabilidade: MAM Baby desenvolve a primeira chupeta carbono neutro

A famosa marca MAM Baby, especialista em soluções para o cuidado infantil, após anos e anos de pesquisa, conseguiu criar uma chupeta carbono neutro. De acordo com a empresa austríaca, o produto foi desenvolvido com matérias-primas biorrenováveis e biocirculares, as quais oferecem a mesma segurança e durabilidade do polipropileno de origem fóssil, normalmente utilizado para essa finalidade. Para chegar a essa solução inovadora sustentável, a companhia fez incontáveis testes e garante ser a primeira empresa a desenvolver esse tipo de produto.

RÁPIDAS & BOAS

Nos dias 28, 29 e 30/10, o Centro de Convenções Vasco Vasques será palco do maior evento do segmento da beleza, estética e bem-estar do Amazonas. A Rota Beauty vai reunir os maiores profissionais do segmento, além de promover sorteios, apresentações, lançamento de produtos, e desfile da Amazon Poranga Fashion. A entrada será 1kg de alimento não perecível que será doado à uma instituição de caridade. Ainda há estandes disponíveis para comercialização. Outras informações por meio dos números (92) 9 8132-8021/9 8585-4225.

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O iFood Tech, em parceria com a DIO, está com inscrições para o Bootcamp Potência Tech iFood. Estão disponíveis 50 mil bolsas para quem quer aprender programação do zero ou desenvolvimento de jogos. As inscrições vão até o domingo (29/10) e as bolsas são voltadas para profissionais iniciantes ou em transição de carreira, principalmente em situação de vulnerabilidade socioeconômica ou grupos de diversidade – todos devem ter mais de 18 anos.

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A Faculdade Anhanguera realizará a 2ª edição de 2023 do “Carreira em Pauta”, evento gratuito e online sobre carreiras. Nos dias 30 e 31 de outubro, das 19h às 21h30 (horário de Brasília), a iniciativa terá como foco explorar o impacto da Inteligência Artificial (IA) no mercado de trabalho e explicar como a inovação, tecnologia e saúde mental estão moldando as carreiras de hoje e do futuro. Segue link para inscrição (https://encurtador.com.br/optDN).

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