Supermercado Pão de Açúcar começa a vender pirarucu da Amazônia

(Foto: Divulgação)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

O pirarucu de manejo sustentável da Amazônia começou a ser vendido nos supermercados Pão de Açúcar. A venda ocorre através de parceria entre a marca coletiva Gosto da Amazônia, do Amazonas, e o grupo GPA, um dos maiores grupos de varejo alimentar do Brasil. Através da iniciativa, são vendidos filés de pirarucu manejado produzidos por famílias do Amazonas.

Há lojas do Pão de Açúcar nos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Sergipe, São Paulo, além do Distrito Federal. Atualmente, 15 lojas do grupo já comercializam o produto.

A parceria com o Pão de Açúcar faz parte da estratégia do Gosto da Amazônia para a comercialização do pirarucu de manejo para mercados além da Amazônia, por meio de ações de promoção do produto, relacionamento com chefs, restaurantes, pontos de venda e apoio à logística de distribuição.

Sérgio Abdon, responsável pela área de marketing do Gosto da Amazônia, afirma que a nova parceria ajuda a trazer segurança para os manejadores. “O Pão de Açúcar é uma marca conhecida no mercado, associada à qualidade e capilaridade, presente em vários lugares, para uma quantidade significativa de consumidores com poder de compra. Para o manejador, é uma garantia de que o produto que ele está manejando estará acessível para consumo”, diz.

“Já o consumidor se beneficia porque poderá comprar o pirarucu perto de casa e preparar suas próprias receitas, além dos pratos com o peixe que já são encontrados em vários restaurantes do país. Assim, conseguimos encurtar caminhos e fazer com que mais pessoas possam experimentar o produto e ajudar na conservação da Amazônia”, completa Sérgio.

Marcos Galvão, gerente comercial de peixaria do GPA, explica que a parceria faz parte da estratégia de sustentabilidade da companhia.

“O trabalho foi impulsionado pela elaboração da Política Socioambiental de Compras de Pescados, lançada pelo grupo, no ano passado, que tem como objetivo aumentar a participação de produtos provenientes de produção sustentável dentro do negócio”, diz.

Rede de manejadores

A marca coletiva Gosto da Amazônia foi criada pelo Coletivo do Pirarucu, uma rede de pescadores indígenas e ribeirinhos manejadores de pirarucu das bacias dos rios Negro, Solimões, Juruá e Purus, no Amazonas, e parceiros, governamentais e não governamentais.

A marca coletiva nasceu em 2019 para expandir a venda do pirarucu de manejo fora da Amazônia, com a abertura e consolidação de mercados em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife.

A iniciativa faz parte do projeto Cadeia de Valor Sustentáveis, fruto de um acordo de cooperação internacional entre a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional e o governo brasileiro, que atua para solucionar os gargalos de quatro produtos extrativistas da sociobiodiversidade: castanha-da-Amazônia, pirarucu, açaí e madeira de manejo comunitário.

*Com informações do site Amazonas Atual

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?