Por falta de insumos para produção na indústria devido à seca no Amazonas, a Zona Franca de Manaus deve ser impactada com a antecipação de férias coletivas para, ao menos, 15 mil trabalhadores. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas (Sindmetal-AM), Valdemir Santana, divulgou nomes de cinco empresas que irão antecipar o recesso. Veja abaixo.
“Eu só posso divulgar apenas de algumas empresas que autorizaram a liberar os nomes, devido um acordo entre a entidade e as essas companhias”, disse Santana.
As empresas são:
- TP Vision,
- Yamaha,
- Samsung,
- I-Sheng,
- Philco.
Nesta quarta-feira (18), a Samsung foi a primeira empresa a informar oficialmente que irá antecipar as férias coletivas para 1,5 mil colaboradores das linhas de TV, áudio e ar-condicionado, no período de 30 de outubro a 14 de novembro.
A Yamaha, inicialmente, havia informado que iria reduzir produção, mas durante a noite de quarta confirmou que antecipará o período de férias coletivas, originalmente previsto para o mês de dezembro, para o período de 1ª a 10 de novembro de 2023, como medida de adequação da produção à disponibilidade de insumos. A empresa não informou a quantidade de colaboradores.
As outras empresas ainda não informaram os períodos e quantos trabalhadores devem ser impactados.
Ao Em Tempo, a Yamaha ainda apontou que a projeção é que 2,5 mil funcionários devem entrar em férias coletivas na empresa. Elas serão divididas em dois períodos, sendo o primeiro de 20 dias e o outro de 10 dias:
- 24/10 a 12/11/2023 (20 dias) – Linha BIG e Motor de Popa
- 01/11 a 10/11/2023 (10 dias) – Todos os demais setores da empresa
Já nos primeiros 20 dias de recesso 200 funcionários serão afetados. Além disso, entre os dias 1º e 10 de novembro toda a fábrica vai paralisar as atividades.
*Com informações do site Em Tempo