Secretaria de Educação lança portfólio das UCAs para o segundo semestre

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

As UCAs integram os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio e tem como objetivo aprofundar aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento

Nesta terça-feira (23/07), a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Departamento de Políticas e Programas Educacionais (Deppe), realizou o Lançamento do Portfólio das Unidades Curriculares de Aprofundamento (UCAs) para a 3ª série do Ensino Médio no 2° semestre. O evento contou com a presença de professores, diretores e gestores da rede estadual e ocorreu no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José Anchieta (Cepan), na zona sul de Manaus.

As UCAs são lançadas semestralmente desde 2022 e integram os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio (NEM). O objetivo das unidades é aprofundar aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento. Na ocasião, 33 novas unidades foram lançadas, organizadas em sete trilhas de aprofundamento nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

“O objetivo, com esse lançamento, é que os alunos consigam, a partir desses aprofundamentos, trilhar o seu projeto de vida, para que eles tenham um direcionamento melhor na escolha de um Curso Superior, de um Curso Técnico, ou de algum outro curso que queiram fazer após a conclusão do Ensino Médio”, esclareceu o coordenador do Núcleo de Gestão Curricular (NGC), da Secretaria de Educação, Manoel Jeffreys.

As UCAs disponíveis na grade curricular alcançam os alunos das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio em todo o Amazonas. Os educadores têm acesso aos documentos e materiais referentes às unidades na plataforma “Saber +”, que pode ser acessada pelo link: https://www.sabermais.am.gov.br/. Os conteúdos disponíveis subsidiam os discentes em sala de aula e tratam de temas atuais e transversais, buscando destacar os interesses e potenciais dos estudantes.

“Essas unidades permitem ao estudante aprofundar qualquer área curricular da formação básica que ele tenha maior interesse. Então, considerando o interesse do estudante, o potencial dele, essas UCAs são escritas para que o aluno possa expandir sua formação”, complementou a diretora Deppe, da Secretaria de Educação, Jane Bete Martins.

Buscando atingir todos os educadores da rede pública estadual, o evento contou com transmissão ao vivo para os municípios do estado, por meio do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam). O lançamento completo ficará disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=ehyHMfGKEm4.

Para o professor da unidade de Astronomia, Raphael dos Santos Monte, da Escola Estadual (EE) Vicente Teles de Souza, as UCAs são essenciais para que os estudantes possam atrelar a teoria à prática. Segundo o educador, as experiências em sala de aula despertam o interesse dos docentes.

“A gente sabe que Física é uma disciplina bem complexa. E, trabalhar a Astronomia, às vezes, não é um trabalho muito bem feito ou difundido. Então, com essa trilha, foi possível fazer esse tipo de experiência com os alunos. Os alunos puderam desenvolver seu conhecimento, se aprofundar entre prática e teoria”, sinalizou o professor.

Para o próximo ano, não ocorrerão novos lançamentos, apenas atualizações dos materiais já disponíveis para os educadores. Na plataforma “Saber +”, os professores também podem revisitar conteúdos postados anteriormente. O evento contou com certificação para os presentes.

Fonte: Seduc/Governo do Estado do Amazonas.

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?