A rede de Supermercados Super Nova tem se destacado na implementação de práticas de sustentabilidade, se tornando um exemplo de responsabilidade socioambiental no setor varejista. Recentemente, a empresa recebeu o selo ‘Eco Guardian Awards’, uma certificação concedida pela Macroplastic Indústria e Comércio de Embalagens, em reconhecimento ao uso de sacolas oxi-biodegradáveis em suas cinco unidades na capital amazonense.
Embora as sacolas oxi-biodegradáveis apresentem vantagens, como a degradação mais rápida do que as sacolas convencionais, redução de acúmulo no ambiente, devido à fragmentação em menos tempo, dentre outras, há controvérsias em relação à sua real eficácia ambiental. Entretanto, sua utilização é considerada um importante passo para mitigar questões que envolvem o plástico no meio ambiente.
“Além das sacolas oxi-biodegradáveis, temos uma cozinha própria para nossos colaboradores, onde aproveitamos alimentos com pequenas avarias, minimizando desperdícios. Iniciamos a transição para o uso de energia livre, principalmente eólica e fotovoltaica, e já implementamos 100% em duas de nossas unidades. Também fazemos a separação correta de materiais como papelões, plásticos e sacos de verduras, enviando-os para reciclagem”, afirma Elisama Brito, cofundadora do Super Nova, contando sobre as diversas iniciativas sustentáveis que a rede vem adotando.
A obtenção do selo ‘Eco Guardian Awards’ é um marco para a rede Super Nova, refletindo a seriedade de suas práticas sustentáveis. “Certamente, nos foi concedida maior credibilidade e certificação oficial junto aos nossos pares e clientes em relação às medidas sustentáveis que temos buscado implementar. Ser amigo do meio ambiente significa cuidar bem dele, e é uma obrigação de todos nós que habitamos nele”, comenta Elisama.
Com a proibição das sacolas plásticas tradicionais em Manaus, a rede enfrentou muitos desafios durante a transição para as sacolas oxi-biodegradáveis. Elisama destacou que o principal entrave foi a aceitação dos clientes, que inicialmente confundiram a cobrança pelas sacolas como uma tentativa de economizar, em vez de entenderem que a medida estava em conformidade com a legislação. “Encontrar fornecedores que garantissem sacolas de qualidade e sustentáveis foi a melhor solução”, diz a empreendedora.
A rede de supermercados também tem se empenhado em educar seus clientes sobre o uso responsável das sacolas oxi-biodegradáveis e outras práticas sustentáveis. “Estimulamos o uso de ecobags reutilizáveis para reduzir o uso de sacolas oxi-biodegradáveis. Orientamos nossos operadores de caixa a ensacolar as compras de forma consciente, evitando desperdícios”, disse.
A rede está sempre em busca de novas tecnologias que contribuam para a sustentabilidade. Para isso, a empresa está implementando tecnologias para controle de avarias, redução de perdas na produção, controle de validade e manejo de estoques e câmaras frigoríficas. “Nosso objetivo é diminuir os impactos ambientais e os custos, repassando melhores preços e qualidade aos nossos clientes”, enfatiza.
A entrega da placa do ‘Eco Guardian Awards’ foi realizada por Leocádio Lopes, CEO da Leoplast e representante da Macroplastic na Região Norte. Em Manaus, a legislação estadual (Lei nº 6.077/22) e municipal (Lei nº 2.799/21) proíbem a venda e distribuição gratuita de sacolas plásticas descartáveis tradicionais, permitindo apenas a distribuição gratuita de sacolas retornáveis. A rede adaptou-se gradativamente a essas exigências legais, demonstrando seu compromisso com a sustentabilidade e a proteção ambiental.
Justa causa é mantida para comissária da Gol por uso irregular de benefício
A 7ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região confirmou a demissão por justa causa de uma comissária de bordo da Gol Linhas Aéreas, após constatar o uso inadequado do benefício de passagens aéreas da empresa. A investigação interna, que durou um ano, revelou que a funcionária emitiu 97 bilhetes de forma irregular, com indícios de comercialização, violando o regulamento da companhia. Apesar da comissária alegar que seu ex-marido utilizou sua senha para emitir as passagens, a justificativa não foi aceita, uma vez que o uso da senha é pessoal e intransferível. A relatora, desembargadora Andreia Paola Nicolau Serpa, destacou que a decisão se baseou no mau procedimento da funcionária, suficiente para quebrar a confiança necessária na relação de emprego, mesmo sem comprovação de dolo.
Indústria e serviços impulsionam crescimento de 3,1% no PIB do Amazonas em 2024, diz Santander
A economia do Amazonas deve crescer 3,1% em 2024, superando a média nacional, que é estimada em 2%, conforme projeção do Santander. De acordo com a instituição financeira, o desempenho do estado será impulsionado principalmente pelos setores de serviços e indústria, que juntos representam mais de 90% da economia local. Em 2025, o crescimento do PIB amazonense deve chegar a 3,3%, novamente acima da média nacional (1,8%), destacando-se como a terceira maior alta do país. O setor industrial, responsável por 37,3% do PIB do estado, será um dos principais motores desse crescimento, com expansão prevista de 3,5% em 2024 e 4% em 2025.
Eli Lilly inaugura centro de pesquisa em Boston com foco em terapias genéticas e biotecnologia
A gigante farmacêutica Eli Lilly acaba de inaugurar um novo centro de pesquisa e desenvolvimento no Seaport de Boston. Este centro será o núcleo dos esforços da empresa em terapias genéticas, com foco em medicamentos baseados em RNA e DNA. A instalação abrigará cerca de 500 cientistas e pesquisadores, além de startups biotecnológicas, acelerando o desenvolvimento de novos tratamentos para doenças complexas como diabetes e doenças cardiovasculares. Inclusive, a companhia anunciou na terça-feira (20/8), que o seu medicamento para perda de peso ‘Zepbound’ reduziu o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 94% em adultos obesos ou com sobrepeso com pré-diabetes em comparação com um placebo, de acordo com os resultados iniciais de um estudo de longo prazo.
RÁPIDAS & BOAS
A 3ª edição do AATEC DAY, evento de tecnologia promovido pela Associação Amazonense dos Profissionais de Tecnologia e Inovação (AATEC), abordará em 2024 o tema ‘O Impacto da Inteligência Artificial nos Negócios’. O encontro está programado para os dias 23 e 24/8, no Centro de Convenções Manaus Plaza, localizado na Zona Centro-Sul da capital amazonense.
*******************************************
Na terça-feira (27/8), às 18h30, no auditório do SENAI (Bola da Suframa), acontecerá a palestra sobre o tema: ‘Pessoas Felizes Conseguem Sempre os Melhores Resultados’, ministrada por Ulisses Tapajós.
*******************************************
A Descomplica Empresas e a MRV, construtora do grupo MRV&CO, iniciaram uma parceria para promover o desenvolvimento profissional de jovens em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa oferece um curso gratuito de marketing digital, com foco no desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais para quem deseja se profissionalizar na área. A formação é destinada a pessoas entre 18 e 30 anos que concluíram o ensino médio na rede pública e que estão fora do mercado de trabalho. As inscrições podem ser realizadas até quarta-feira (28/8) no site (https://l1nq.com/QfHck).
*******************************************
O Banco da Amazônia disponibiliza edital de um novo concurso público com 450 vagas de nível médio e superior. As inscrições podem ser feitas até segunda-feira (26/8) e as provas serão realizadas em Belém (PA), Boa Vista (RR), Cuiabá (MT), Macapá (AP), Manaus (AM), Marabá (PA), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Santarém (PA) e São Luís (MA). Outras informações e inscrições podem ser feitas pelo link (https://www.cesgranrio.org.br/).