Um projeto sustentável de arquitetura criado por três estudantes da Universidade Federal do Amapá (Unifap) levou o primeiro lugar no Concurso de Arquitetura Internacional, que aconteceu entre os dias 13 e 14 de junho em Caiena, na Guiana Francesa.
O projeto consiste em uma elaboração estratégica sustentável para lidar com os problemas da década atual, abordando uma arquitetura que seja adepta às mudanças climáticas, além da constução, que é feita com materiais sustentáveis.
Esta é a segunda vez que as estudantes participam do evento, no ano passado conquistaram o terceiro lugar. Neste ano elas conseguiram o primeiro lugar, além de troféus e certificados, as estudantes também levaram para casa um prêmio no valor de € 3 mil equivalente a cerca de R$ 17 mil.
Uma das integrantes do projeto, a Maria Tiennys, de 23 anos, contou que o trabalho foi elaborado e desenvolvido dentro de alguns meses, buscando aplicar a ecologia e dar um destaque especial à cultura amapaense.
“Foi um trabalho de meses, com certeza a soma de todas as experiências que a gente teve dentro da Universidade. Então tudo que a gente pudesse aplicar sobre, construção, ecologia, a gente tentou ao máximo também representar a nossa cultura amapaense dentro da nossa edificação”, disse.
Sobre o Projeto:
A Géssica Nogueira que é uma das coordenadoras do projeto, e professora do curso de arquitetura explicou um pouco sobre como a utilização dos recursos naturais contribui para o melhor desempenho de uma estrutura.
“Foram utilizados utilizados materiais que convencionalmente a gente não usa, materiais ecológicos, como tijolo ecológico, como argamassa polimérica, isso tudo de indústrias locais, que é a ideia essa de potencializar a construção a partir de iniciativa local melhor com os recursos que estão disponíveis no nosso ambiente”, contou a professora.
O Felipe Lopes, que também é professor de Arquitetura e Urbanismo e coordenador das acadêmicas, contou que o projeto faz com que o Amapá seja um representante em escala nacional e que outros projetos já estão com o desenvolvimento em andamento, em parceria com as universidades da Guiana Francesa.
“Este evento, além de promover essa cooperação internacional, ele também trouxe outras interessantes oportunidades para o Amapá e Unifap, especialmente para o curso de arquitetura, que teve a possibilidade de fazer trocas de pesquisa. Temos projetos de pesquisa sendo desenvolvidos em parceria com a Universidade da Guiana”, disse o professor.
O professor frisou que a oportunidade de troca de ideias com estudantes de outras universidades discutiu a temática de eficiência energética, desempenho de edificações e conforto ambiental, além de promover a troca, a cooperação cultural entre estudantes.
A estudante Maria Tiennys explicou como essa elaboração e troca de ideias são relevantes para a sua carreira profissional.
“Esse projeto é muito importante para a minha carreira. A gente estuda a arquitetura amapaense brasileira e levar a nossa arquitetura para o Platão das Guianas e fazer essa troca é muito importante. A gente, com certeza, aprendeu muito com os outros países e isso é muito enriquecedor para a nossa carreira profissional”, contou a estudante.
Fonte: G1.