Lançado na tarde desta segunda-feira (24), o Prêmio United Earth Amazônia reconhecerá as melhores manifestações nas artes plásticas e na música e práticas de ESG responsabilidade socioambiental e governança) em defesa da Amazônia e do meio ambiente.
O prêmio é uma parceria da Prefeitura de Manaus e Marcus Nobel, presidente da United Earth, firmada nesta segunda em comemoração ao aniversário da capital amazonense. Marcus é descendente do criador do Prêmio Nobel.
A intenção é promover globalmente ações comprovadas de relevância no suporte à sustentabilidade da floresta e seus habitantes. O prêmio envolve ainda a empresa LCTM BrandBuilders, de consultoria internacional.
Os premiados receberão um troféu no formato de uma esfera com seis lados, relacionados com os valores da United Earth, cada um deles representando o homem com seus braços, conectando com a fauna, flora, ar, água, recursos naturais, e com toda a humanidade, integrados e entrelaçados em uma única peça.
Manaus foi oferecida pelo prefeito David Almeida para sede do prêmio no Brasil. Na arte e na música os contemplados serão escolhidos pela contribuição pública para a conscientização, poder de unificação e relevância da sustentabilidade socioambiental.
No caso da ESG, os vencedores serão escolhidos com participação de comunidades da Amazônia e que envolvam projetos que comprovadamente tenham demostrado relevância para conservação da floresta, seus recursos e biodiversidade, e a saúde, bem-estar e subsistência de seus habitantes.
A premiação está prevista para ocorrer no dia 27 de março de 2023, no Teatro Amazonas.
*Com informações do site Amazonas Atual