Pesquisadores da UFMA e UFRJ lançam livro sobre o processo de desenvolvimento da Amazônia Oriental no Brasil

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Pinterest

No dia 19 de novembro, às 16h, ocorre, no Auditório Mário Meireles, localizado no Centro de Ciências Humanas (CCH), o evento de lançamento da coletânea Cadeias globais de valor, trabalho e agricultura familiar na Amazônia Oriental Brasileira, realizada pelos pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), fruto de mais de duas décadas de parceria e estudos entre as duas instituições. Organizado por Marcelo Sampaio Carneiro (UFMA) e José Ricardo Ramalho (UFRJ), o conglomerado de trabalhos traz reflexões e acentua o debate sobre desenvolvimento amazônico e políticas públicas.

O professor do curso de Sociologia e Antropologia da UFMA, Marcelo Sampaio Carneiro, pondera acerca das temáticas apresentadas. O docente destaca que essas atividades econômicas já são comuns na Amazônia Oriental e levanta a preocupação sobre os impactos ambientais que a siderurgia e o setor de celulose podem causar nessa região. “Essas atividades (pecuária, celulose e agricultura familiar) são todas praticadas na Amazônia brasileira, em específico, o local, esse que chamamos de Amazônia oriental – região oeste do Maranhão, sul-sudeste do Pará e norte do Tocantins. É uma preocupação ecológica: Que tipos de efeitos a atividade siderúrgica, o reflorestamento de eucalipto, produção de papel e celulose, acarretam ao meio ambiente?”, questiona.

A coletânea é composta por 14 capítulos envolvendo 20 pesquisadores, organizada em duas partes, sendo a primeira uma cadeia de valores sobre o desenvolvimento da siderurgia na região amazônica, e, na segunda parte, há o enfoque na questão do desenvolvimento pecuário, produção de celulose e governança do desmatamento. A maioria dos autores presentes na obra tem formação no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSoc) da UFMA, destacando assim os frutos do incentivo acadêmico na instituição.

A professora do curso de Comunicação da UFMA Flávia Moura integra o livro e faz o convite ao público para o lançamento e medita sobre as questões abordadas. “Convido a todos para fazer a leitura e compreender a importância desses movimentos sociais, do fortalecimento de políticas públicas e o enfrentamento ao trabalho escravo no Maranhão”. O capítulo da docente centraliza como abordagem principal os direitos humanos.

A ocasião de lançamento contará com a venda de exemplares físicos e com a presença de autores e organizadores, tendo abertura para autógrafos e explanação do processo de construção do promissor trabalho feito pelos pesquisadores maranhenses e cariocas.

A coletânea “Cadeias globais de valor, trabalho e agricultura familiar na Amazônia Oriental Brasileira” demarca o sucesso da junção acadêmica de mais de vinte anos entre docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), ilustrando a celebração ao trabalho científico e o compromisso com o corpo universitário e civil. A obra é um especial presente dos pesquisadores e das universidades para o debate social e ambiental.

Por: Elcyane Ayres

Revisão: Jáder Cavalcante

Fonte: Universidade Federal do Maranhão.

Foto: Reprodução