Pesquisa elabora controle e estabilidade para microrredes elétricas

Foto: Arquivo pessoal do pesquisador Renan Landau Paiva de Medeiros
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Promover um futuro mais sustentável e eficiente com a geração de energia em regiões isoladas da Amazônia, usando tecnologias e treinando estudantes de Engenharia Elétrica.

Esses sãos os alvos da pesquisa “Estabilização robusta e tolerante a falhas em Microrredes com Inserção de Geração Distribuída usando Estratégias de Controle baseada em dados”.

O estudo teve o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A pesquisa foi coordenada pelo doutor em Engenharia Elétrica, Renan Landau Paiva de Medeiros, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Amparada via Programa de Apoio à Pesquisa–Universal Amazonas da Fapeam, edital Nº 006/2019, a pesquisa consta no Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas – Vol.04, organizado pela Fapeam.

O projeto estudou como as microrredes (pequenas redes de energia elétrica) funcionam em lugares com energia solar e geradores com sistemas de energia elétrica de Corrente Alternada (CA) para Corrente Contínua (CC).

Durante a pesquisa, foram realizadas simulações de como essas redes se comportam, o que permitiu o desenvolvimento de ‘modelos matemáticos’ para garantir o funcionamento estável do sistema, mesmo quando há falhas ou imprevistos.

Segundo o pesquisador, uma microrrede consiste em um sistema que integra diversos geradores distribuídos de energia e cargas elétricas operando autonomamente como rede única, seja isolada ou conectada à rede de distribuição externa.

O conceito de microrrede é antigo, mas o seu desenvolvimento passou a ser estimulado na última década devido à crise econômica e a consciência ambiental.

Esses fatores motivaram o investimento em fontes alternativas de energia.

Estabilização de microrredes

A pesquisa devolveu dois modelos matemáticos para sistemas de microrredes, sendo um modelo para a microrrede CA e um para microrrede CC.

Além disso, desenvolveram-se simuladores em ambiente computacional que conseguem descrever adequadamente o comportamento dinâmico de cada um dos sistemas.

O projeto desenvolveu um controle de malha suplementar robusto baseado em conceitos de Desigualdades Matriciais Lineares para garantir estabilidade do sistema dinâmico frente a oscilações eletromecânicas.

Esses dois sistemas experimentais foram testados e desenvolvidos pelos alunos de graduação e pós-graduação.

No decorrer da pesquisa, também foram criados dispositivos para melhorar o controle e a operação desses sistemas, além de conversores para justar a energia gerada.

Renan L. ressalta que há poucas localidades no mundo que possuem uma forma de emulação de um sistema de hidrogeração.

O coordenador da pesquisa afirma que o estudo abre um leque de oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas, treinamentos e uma melhor capacitação de profissionais para o mercado de trabalho.

“A Fapeam tem um papel fundamental tanto no desenvolvimento desse estudo, quanto no desdobramento e disseminação da pesquisa em todo o Amazonas. Por meio do financiamento de pesquisas e através de diversos editais em áreas definidas prioritárias alinhadas ao crescimento estratégico do estado”, destacou Landau.

O resultado da pesquisa foi apresentado em um trabalho de conclusão de curso, duas orientações de mestrado e quatro publicações em conferências e periódico internacional.

A expectativa de longo prazo para o projeto é pavimentar a construção e desenvolvimento de arquiteturas sustentáveis de microrredes.

Para que elas possam ser aplicadas proporcionando uma solução tecnológica longínqua em comunidades isoladas de todo o Amazonas.

Estas localidades carecem de uma fonte confiável de abastecimento de energia elétrica, portanto esse avanço impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas que ali residem.

Fonte: i9Brasil.

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?