Pagamento por serviços ambientais é o drive para uma Amazônia sustentável

Foto: Embrapa
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

A compensação pelos serviços ambientais prestados pelos chamados guardiões da Amazônia, notadamente as comunidades agroextrativistas da castanha-da-amazônia, pode ser uma estratégia eficaz para impulsionar o desenvolvimento sustentável e enfrentar os desafios das mudanças climáticas e do desmatamento. Foi o que concluiu um grupo de pesquisadores da Embrapa Meio Ambiente, unidade localizada em Jaguariúna (SP), da Embrapa Amapá, localizada em Macapá, e da Embrapa Roraima, unidade de Boa Vista.

A abordagem atribui um valor tangível à proteção das florestas, ou seja, o trabalhador extrativista recebe por executar práticas conservacionistas em sua atividade. A pesquisa constatou que a recompensa pela preservação e melhoria dos serviços ambientais incentiva um manejo florestal sustentável, a conservação da floresta e o seu uso responsável. Essa compensação pode ser feita por meio de políticas públicas ou iniciativas privadas que englobem aspectos ambientais, ecológicos e socioeconômicos.

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2022, o país produziu 38,2 mil toneladas de castanha, com um valor de produção de R$ 170 milhões. O Brasil também exporta a castanha. Nos últimos três anos, os embarques variaram de 8 a 10 toneladas por ano, com valores de até US$ 40 milhões.

Pagamentos ambientais para a castanha
Os cientistas analisaram os PSA (pagamentos por serviços ambientais) e o REDD+ (pagamento por redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação florestal) na Amazônia. Ambos os mecanismos se destacam pelo potencial de agregar valor às florestas com ocorrência da castanheira, ao trazer benefícios adicionais como o armazenamento de carbono, regulação do clima e o cumprimento de metas estabelecidas em programas governamentais e acordos internacionais.

Fonte: Forbes

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?