A 10º edição da Rondônia Rural Show Internacional contará com a participação de empresas especializadas no desenvolvimento de softwares de gestões, com portfólios completos de soluções para o Agro. Entre elas está uma das principais redes de distribuição de produtos agropecuários de Rondônia, que mostrará tecnologias e soluções disponíveis à agricultura de precisão, que visam melhorar a eficiência e a produtividade agrícola.
AGRICULTURA DE PRECISÃO
Algumas dessas tecnologias incluem: drones para aplicação de produtos agrícolas, que é uma tecnologia emergente na agricultura de precisão. Esses aparelhos são equipados com sistemas de pulverização que permitem a aplicação precisa de inseticidas, herbicidas e fertilizantes em áreas específicas, o que pode reduzir o desperdício de insumos e melhorar a eficiência da aplicação. Os drones para aplicação de produtos agrícolas podem ser uma alternativa eficiente e econômica para as aplicações terrestres, especialmente em áreas de difícil acesso ou terrenos acidentados.
Outra tecnologia que vai estar à disposição dos visitantes, será a de análise de seiva, que é uma técnica utilizada para medir a concentração de nutrientes em plantas em tempo real, fornecendo informações valiosas sobre a saúde e o estado nutricional das plantas. Essa técnica é baseada na coleta de seiva de plantas, que contém nutrientes solúveis em água, como nitrogênio, fósforo, potássio e outros elementos. A análise de seiva pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão nutricional de cultivos, permitindo aos produtores monitorar o estado nutricional das plantas e ajustar a fertilização de acordo com as necessidades das culturas.
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
O engenheiro agrônomo, Renato Chies enfatiza que, a Rondônia Rural impulsiona o crescimento no setor. “Há quase uma década, a Rondônia Rural Show Internacional sedia grandes eventos do Agro no Estado. Este ano, estamos empenhados em compreender as necessidades dos produtores rurais, que impulsionam efetivamente o crescimento do setor. Acreditamos que a tecnologia pode acelerar esse processo e levar Rondônia ao topo da produção de alimentos”, disse.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha pontua que, “a vinda dessas empresas que investem em tecnologia sustentável para a Feira, faz com que a Rondônia Rural Show valorize ainda mais. São especialistas dos mais renomados, que vão estar compartilhando seus conhecimentos com os nossos produtores”, assegurou.
Segundo o secretário de Agricultura do Estado, Luiz Paulo, a sustentabilidade e a produtividade são dois aspectos fundamentais quando se trata de agronegócio. “As tecnologias que serão apresentadas durante a Feira irão trazer benefícios específicos à produção agrícola. É importante conhecer novas ideias tecnológicas que estão disponíveis no mercado para escolher a que melhor se adéqua às necessidades da propriedade”, comentou.
Essas são apenas algumas das tecnologias disponíveis no mercado para a agricultura de precisão, vale lembrar que o Centro Tecnológico está sendo preparado para oferecer aos visitantes e expositores, as melhores condições de infraestrutura já vistas em todas as edições. A 10ª edição da Rondônia Rural Show acontecerá de 22 a 27 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná.
*Com informações do site rondonia.ro.gov