MT lidera o ranking de desmatamento da Amazônia pelo 3º mês consecutivo, diz pesquisa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Em março, o estado desmatou 57 km², o que representa 46% de todo o bioma derrubado.

Mato Grosso lidera o ranking de desmatamento da Amazônia pelo terceiro mês consecutivo — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Mato Grosso lidera o ranking de desmatamento da Amazônia pelo terceiro mês consecutivo, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) publicados nesta quinta-feira (14). Em março, 46% de todo o desmatamento registrado no bioma ocorreu no estado.

Essa porcentagem equivale a 57 km² desmatados. Segundo o levantamento, no ranking dos 10 municípios que mais devastaram, cinco são de Mato Grosso: Nova Ubiratã, Juara, Feliz NatalPorto dos Gaúchos e Juína.

Em segundo lugar é o Pará, com 27% da derrubada da Amazônia, que equivale a 33 km². Desse total, 21% foram registrados dentro de duas unidades de conservação. Elas foram as áreas protegidas com maior derrubada na floresta em março.

Já o terceiro estado com maior desmatamento no último mês foi Roraima, com 11% ou 13 km² de área derrubada. De acordo com o Imazon, 8 km² foi registrado em Rorainópolis (RR).

Em quarto ficou o Amazonas, com 12 km²registrados no município de Lábrea, no sul do estado na divisa com o Acre e com Rondônia.

A floresta amazônica perdeu somente nos três primeiros meses deste ano uma área equivalente a 687 km², o segundo maior acumulado para o período em 15 anos.

No ano passado, no primeiro trimestre foram derrubados 1.185 km² da floresta. Em comparação com 2021, o acumulado deste ano foi 42% menor.

De acordo com o instituto, mesmo com a redução a situação é preocupante já que nos próximos meses começa o período de seca e a derrubada da floresta tende a ser maior.

Fonte: G1 Mato Grosso

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?