MPF cria 30 novos ofícios para fortalecer a atuação socioambiental na Amazônia

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Segundo o procurador-geral da República, Augusto Aras, portaria será publicada na próxima segunda-feira (9). Dos 30 ofícios, dez são exclusivos, de atribuição regional.

Procurador-geral da República, Augusto Aras, em Belém — Foto: Reprodução/TV Liberal

O Ministério Público Federal (MPF) vai publicar na próxima segunda-feira (9) uma portaria para a criação de 30 novos ofícios destinados à temática socioambiental na Amazônia. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (6), durante a assinatura da medida pelo procurador-geral da República, Augusto Aras, durante sua viagem a Belém.

Dos 30 ofícios, dez são exclusivos, de atribuição regional. Nesta estrutura regional, cinco ofícios são destinados para a Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e cinco para a Amazônia Oriental (que inclui o Pará, Amapá e Mato Grosso).

Os outros 20 são destinados à atividade de coordenação. Metade deles será voltada para a tutela das unidades de conservação na Amazônia Legal e outra para atribuição da temática da Câmara de Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais.

As novas estruturas vão se juntar às unidades que já estão destinadas à matéria socioambiental pelo MPF.

Segundo Augusto Aras, a medida vai melhorar a atuação do MPF na defesa dos valores ambientais, indígenas e das comunidades tradicionais.

“Com esse ato, estamos aprimorando a proteção a valores e a bens constitucionalmente relevantes, exatamente para enfrentarmos os grandes desafios dessa grande região do nosso país”, afirma.

Em sua primeira visita a Belém, o procurador-geral da República se reuniu com os procuradores da região e participou da inauguração da nova sede do MPF.

Fonte: G1 Pará

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?