INDT completa instalação de nova Câmara Anecóica para testes

(Foto: Divulgação)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

O INDT – Instituto de Desenvolvimento Tecnológico, finalizou a instalação de uma nova Câmara Anecóica em seu Centro de Pesquisa, em Manaus. A Câmara possui 10m de comprimento e 6m de altura e largura, e poderá ser utilizada por empresas, instituições e centros educacionais em testes de compatibilidade e interferência eletromagnética de produtos em geral.

Já em funcionamento, o uso do espaço construído prevê ações para projetos voltados para Pesquisa e Desenvolvimento Científico. Segundo o Gerente de Laboratórios do INDT, Jefferson da Silva, a Câmara atende a três normas de ensaio: ANSI C63.4, CISPR 16-1-4 e IEC 610004-3.

O equipamento será capaz de operar testes com frequência de até 40 Ghz. De acordo com Jefferson, a Câmara comporta dispositivos para teste de até 500 kg ampliando as inúmeras possibilidades para testes. “Qualquer dispositivo que emita sinais de radiofrequência pode ser testado dentro da Câmara. O equipamento pode ser usado no desenvolvimento de hardware, na validação de sistemas de comunicação, sensores e qualquer dispositivo condutor e semicondutor”, disse.

Como funciona uma Câmara Anecóica

O interior de uma Câmara Anecóica é um espaço em que não há interferências externas, como sinais de Bluetooth, Wi-fi ou radiofrequência. Além disso, não há a propagação de ondas eletromagnéticas, eliminando o eco – por isso o nome anecóica. No uso de testes, são usadas para a realização de ensaios de compatibilidade eletromagnética (EMC – Electromagnetic Compatibility), e de medição de ausência da interferência eletromagnética (EMI – Electromagnetic Interference).

“O equipamento é composto por uma câmara isolada, uma mesa giratória, absorvedores de radiação e uma antena, que em conjunto, medem no ensaio de EMC o espectro de radiofrequência que o aparelho emite, enquanto no EMI, mede-se o espectro que o aparelho resiste de interferência, sem falhar no funcionamento”, explica Jefferson.

Ao todo, desde o transporte, montagem e validação da estrutura foram seis meses até a finalização da construção do equipamento. Após os últimos testes práticos, a Câmara já se encontra pronta para uso no INDT e fará parte do amplo portfólio de equipamentos do Instituto, que já possuía uma Câmara Semi Anecóica, uma Câmara Acústica e uma Câmara com menor capacidade física.

Investimentos em Pesquisa

Segundo o diretor de Tecnologia e Inovação do INDT – Mitsuo Lopes, a Câmara Anecóica permitirá o avanço técnico científico de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento e tem o potencial de auxiliar as empresas e institutos em seus projetos de PD&I. Dessa forma, o ecossistema de pesquisa local terá a possibilidade de realizar e acompanhar seus ensaios dentro dos laboratórios do INDT, afirma.

Além da Câmara, o INDT possui em seus espaços outros laboratórios para análises de materiais e realização de ensaios mecânicos.

“O INDT possui um Laboratório de Hardware que mantém diversos equipamentos que podem ser utilizados em projetos de PD&I. Dentre eles, destacam-se os equipamentos de ensaios mecânicos, que são utilizados para medir a resistência dos materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos, equipamentos para análise de falhas em componentes eletrônicos, como raio-x, microscópios ópticos e câmaras climáticas, além de um Laboratório de Indústria 4.0, fruto da parceria do INDT com a empresa Schneider, onde podemos desenvolver e simular um processo fabril, desde a concepção da solução até o seu funcionamento, por meio do desenvolvimento dos algoritmos de controle”, pontua Mitsuo.

Para este ano ainda, o INDT iniciará as operações de mais um novo Laboratório de 5G que envolverá o funcionamento da conectividade de redes privadas 5G e suas tecnologias como: descentralização do controle de robôs e localização indoor e outdoor com precisão milimétrica. Mitsuo afirma que o novo laboratório também irá proporcionar aos institutos, universidades e empresas locais a possibilidade de desenvolverem e testarem seus protótipos e produtos. Ele coloca as atuais instalações do INDT à disposição dos centros educacionais e empresas: “Aos institutos, universidades e empresas que necessitarem realizar algum ensaio nos equipamentos do INDT, basta entrar em contato com o nosso time de especialistas para firmarmos um acordo de cooperação técnica e discutirmos como podemos somar em conjunto”, conclui.

Para conhecer os projetos e iniciativas do INDT, basta acessar o endereço eletrônico (https://www.indt.org.br/) e para o atendimento dos serviços de laboratório do INDT basta falar com o time de Desenvolvimento de Negócios (https://qrco.de/bd6lzA).

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?