O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) recebeu, nesta segunda-feira (15/04), a visita técnica de uma comitiva da Suframa, liderada pelo superintendente Bosco Saraiva. O objetivo foi conhecer os principais projetos e iniciativas desenvolvidos pelo instituto voltados para a inovação tecnológica da Amazônia. Como Unidade Embrapii desde 2016, o instituto também reforçou as possibilidades de acesso a recursos não reembolsáveis para projetos de PD&I.
O superintendente Bosco Saraiva e comitiva foram recepcionados pelo diretor executivo do INDT, Geraldo Feitoza, o Head de Desenvolvimento de Negócios, Marx Menezes; a consultora Cláudia Assef; a diretora de Inovação e Transformação Digital, Luana Lobão; o diretor de Tecnologia e Inovação, Mitsuo Takeno; e o gerente de Projetos, Marcel Gonçalves.
Chamaram atenção, os projetos de mobilidade elétrica, a Clínica Digital de Gestão de Saúde, cidades inteligentes, 5G para manufatura, IA para projetos educacionais e conectividade para áreas remotas da Amazônia.
“A visita da Suframa foi importante porque pudemos mostrar o que o INDT faz em termos de ciência, tecnologia e inovação e os nossos projetos desenvolvidos para as empresas, além da nossa contribuição para o parque industrial nas áreas de capacitação, treinamento e biotecnologia”, ressaltou o diretor executivo do INDT, Geraldo Feitoza. “O superintendente Bosco Saraiva entendeu o propósito dos nossos projetos e, mais do que isso, nos incentivou a continuar a fazer mais pela região em parceria com universidades, com outros institutos e também ressaltou a importância do desenvolvimento do nosso capital intelectual”.
Clínica Digital
Dentre os projetos destacados na visita estão os relacionados ao desenvolvimento de sistemas direcionados à área de saúde e gestão hospitalar com foco nos pacientes, como o Sistema Clínica Digital cuja disponibilidade é gratuita para secretarias municipais de saúde e prefeituras da região. Outro projeto com grande potencial de impacto para a região é o Rabeta elétrica, projeto da Solaris em parceria com o INDT.
“Além de fortalecer os laços institucionais com o INDT, essa visita é uma forma da Suframa demonstrar apoio e reforçar a importância dos institutos de ciência e tecnologia que atuam no fortalecimento ecossistema de inovação na região”, explicou o superintendente da Zona Franca de Manaus, Bosco Saraiva.
A visita técnica da Autarquia também contou com a presença do superintendente-adjunto Executivo Luiz Frederico Aguiar, o superintendente-adjunto de Projetos Leopoldo Montenegro, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico Waldenir Vieira, o superintendente-adjunto de Administração Carlito Holanda, e o gerente de Projetos Ozenas Maciel.
Sobre o INDT
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi fundado em 2001 pela Nokia. Em 2013, passou a atuar como Centro de P,D&I da Microsoft, permanecendo até 2016, quando se tornou um instituto independente, mantendo-se como um dos maiores Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do País. O INDT oferece soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech.
Fonte: INDT.