Única da Região Norte com certificação nacional, a Incubadora Negócios da Floresta, da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), avança na capacitação e estruturação de soluções inovadoras para empreendimentos da bioeconomia amazônica.
A incubadora, agora, tem mais uma certificação do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), o CERNE II, que permite, entre outras ações estratégicas, a ampliação ao atendimento nas áreas urbanas, comunidades indígenas e ribeirinhas para o desenvolvimento de empreendimentos inovadores na Amazônia.
A certificação é concedida pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
A incubadora contribui com o crescimento e longevidade de empreendimentos comunitários amazônicos, viabilizando o acesso a recursos financeiros, como crédito e investimento de impacto, além de oferecer serviços como capacitação empreendedora, consultoria técnica especializada, mentoria e acesso ao mercado.
Após ter seu método de gestão com processos e práticas chaves reconhecidas e validadas pela Anprotec, no CERNE I, agora, com a nova certificação a incubadora da FAS consolida a sua gestão estratégica, amplia seus limites e serviços ao público-alvo, demonstrando sua capacidade de promover impactos socioeconômicos.
“Avalio que a incubadora consolida um modelo de gestão que concede maturidade em gerar empreendimentos inovadores na Amazônia; competência e autoridade para participar ativamente do ecossistema empreendedor junto a rede de atores locais e nacionais; além do reconhecimento pioneiro por sermos a primeira organização da sociedade civil Brasileira que possui um ambiente de inovação (incubadora) com essa certificação CERNE I e II”, afirma o gerente do Programa de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Amazônia (Pensa), Wildney Mourão.
Atualmente, a incubadora atende seis negócios: Fábrica de Cacau, na Comunidade do Verdum; Fisggar, plataforma de turismo de pesca; Restaurante Sumimi, localizado na Comunidade Três Unidos; EBC Bauana, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacari; Empacotadora de Farinha Ribeirinha, localizada no Campo Novo; e Pousada do Garrido, um empreendimento graduado, ou seja, que ganhou maturidade em gestão com suporte da incubadora da floresta.
Em 2022, a Incubadora foi responsável por fomentar 15% dos empreendimentos incubados na região Norte do Brasil, gerando um faturamento de R$ 850 mil.
Parceria
Criada em 2013, a incubadora nasceu da parceria entre a FAS, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Em 2023, a incubadora da FAS completa 10 anos de existência e conta com apoio da Fapeam, por meio do programa “Pró-Incubadoras Edital 010/2019”.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que o Programa de Apoio à Incubadoras (Pró-Incubadoras) é um dos editais da Fapeam que atende a linha de ação de empreendedorismo de base tecnológica e a consolidação do ecossistema de inovação.
“Ficamos felizes em ter apoiado mais essa conquista da FAS. Parabéns a todos que contribuíram para esse passo tão importante. Queremos que todas as incubadoras continuem contando com o apoio do Governo do Estado, porque contribuem de forma efetiva com o desenvolvimento do nosso estado por meio dos bionegócios que fomentam”, disse.
O Pró-Incubadoras apoia a estruturação, desenvolvimento e a interação de incubadoras de empresas, novas e existentes, para que estejam alinhadas ao Modelo de Centros de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne), contribuindo assim para ampliar o número e a qualidade de empreendimentos inovadores no estado.
A SAP Brasil é outra parceira da incubadora de negócios, desde 2017, que garante apoio financeiro e mentoria aos empreendedores da região.
Sobre a FAS
A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia por meio de programas e projetos nas áreas de educação e cidadania, saúde, empoderamento, pesquisa e inovação, conservação ambiental, infraestrutura comunitária, empreendedorismo e geração de renda.
A FAS tem como missão contribuir para a conservação do bioma pela valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade e pela melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia. Em 2023, a instituição completa 15 anos de atuação com números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 40% no desmatamento em áreas atendidas entre 2008 e 2021.
*Com informações do site Em Tempo