Até o dia 30 de julho estarão abertas as inscrições para o edital da décima edição do Festival Amazônia Mapping, pioneiro e um dos maiores eventos de arte e tecnologia do Brasil, que acontece este ano em Belém, no Museu do Estado do Pará, nos dias 5 e 6 de agosto, e em Alter do Chão, na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em 30 de setembro. Os artistas interessados em terem seus trabalhos expostos, devem preencher o formulário disponível no site oficial do festival, enviando sua obra dentro da máscara de vídeo mapping disponibilizada no link de inscrição do chamamento público.
Diversos formatos de obras das artes visuais serão aceitos, tais como: vídeo mapping, video arte, fotografias, vídeo-performances, vjing, vídeos compostos por desenhos, gravuras, gravura digital, pinturas, arte digital e animações em 2D, 3D, gifs, entre outras, desde que estejam montadas de forma sequenciada e aplicadas no blueprint disponibilizado pelo edital.
Cada pessoa poderá realizar até três inscrições de trabalhos distintos, sendo necessário cadastrar separadamente cada um. Podem ser inéditos ou não, e precisam ter o tempo mínimo de 60 segundos, e máximo de 120 segundos, além de conter trilha original. O artista também será responsável pela criação e autoria do conteúdo artístico, bem como pelas autorizações de eventuais parceiros de trabalho ou imagens de terceiros no conteúdo inscrito.
Serão selecionadas no mínimo quinze obras, dentre essas, três premiadas no valor de R$3.000, de acordo com a escolha da curadoria do Festival Amazônia Mapping, levando em conta aspectos poéticos, estéticos e técnicos. Os nomes escolhidos serão anunciados no dia 2 de agosto.
Além das projeções em video mapping, o festival oferece ao público uma ampla variedade de conteúdos artísticos e busca o desenvolvimento e difusão do vídeo mapping e seu desdobramento nas artes visuais, colocando a Amazônia na rota mundial de grandes eventos de mapping.
“O edital é um chamamento público para artistas de todo o país que desejem ter suas obras integrantes na programação do Festival Amazônia Mapping 2023. A iniciativa reafirma a força da cultura produzida e difundida na Amazônia e dá protagonismo para a arte de criadores de todo país”, afirma Roberta Carvalho, artista visual, diretora artística e idealizadora do Festival Amazônia Mapping.
Serviço:
Chamada aberta do Festival Amazônia Mapping 2023
Inscrições abertas até as 23h59 de 30 de julho
Link para inscrições: aqui
*Com informações do site G1