A Expedição Amazônia acontece entre os dias 16 e 23 de julho. Um grupo de profissionais e estudantes de múltiplas áreas do conhecimento, serão levados pela Academia Amazônia Ensina (Acae) para dias de vivências e experiências na Amazônia.

O grupo vai visitar cidades de Manaus e conhecer áreas no entorno das Reservas de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro e do Tupé, na região norte do país.

Esta é a oitava expedição que a Academia, já experiente na atividade, organiza. O grupo de 17 participantes é composto por pessoas de diversas regiões do Brasil das áreas de engenharia, educação, biologia, biotecnologia, empreendedorismo e jornalismo. Participam integrantes dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Rio Grande do Sul.

Grupo da Expedição Amazônia visita espaço de pesquisa

Durante os oito dias da Expedição Amazônia, o grupo vai visitar espaços de pesquisa, desenvolvimento tecnológico, instituições do terceiro setor com forte abrangência e atuação na região, além de comunidades ribeirinhas e indígena. Nos encontros, temas como bioeconomia, ecologia, turismo de base comunitária e liderança ribeirinha serão discutidos.

Para Maria Eugênia, diretora-executiva da Academia Amazônia Ensina, a oportunidade representa a chance de expandir os processos formativos capazes de construir uma mentalidade ambientalmente mais responsável na sociedade. “Essa é uma turma muito especial, porque conta com profissionais de jornalismo e pedagogia, áreas fundamentais quando se pensa em formação e alteração de mentalidades”, diz ela.

A diretora também destaca que depois da pandemia causada pela Covid-19, a procura de pessoas interessadas em visitar a Amazônia com olhar acadêmico, profissional e pessoal mais aprofundado sobre a região aumentou. “Isso nos deixa feliz, porque é um sinal de que temas como bioeconomia, ecologia e conservação ambiental aliada ao desenvolvimento econômico estão mais presentes no cotidiano social”.

Sobre a Acae

A Academia Amazônia Ensina é uma iniciativa educacional criada em 2018, que tem como foco o aprendizado em torno da sustentabilidade no contexto do século 21. Até hoje, já conduziu mais de 60 pessoas para vivências no território amazônico, buscando sempre estabelecer um processo pedagógico capaz de associar conteúdo acadêmico de alta qualidade, visitas institucionais e vivência local. “Nossa intenção é conseguir proporcionar, cada vez mais e melhor, experiências únicas e altamente enriquecedoras aos participantes”, diz Maria.

As inscrições para a expedição de julho de 2023 já estão fechadas, mas os interessados em participar da próxima, que ocorrerá no início de 2024, podem se inscrever aqui. Para saber mais sobre a Academia Amazônia Ensina, acesse https://academiaamazoniaensina.com.br/ e acompanhe as redes sociais da iniciativa:
Instagram: @amazoniaensina.
Facebook e Linkedin: Academia Amazônia Ensina.

*Com informações do site Bem Paraná