O Exército Brasileiro (EB) inaugurou nesta sexta-feira (1º), o Instituto de Pesquisas do Exército na Amazônia (IPEAM), um novo centro dedicado à inovação e tecnologia, que promete acelerar o desenvolvimento regional. O IPEAM irá conectar a defesa nacional a avanços em Inteligência Artificial (IA), Cibersegurança e Geointeligência, além de fortalecer pareceria entre empresas e as Forças Armadas.
A iniciativa, liderada pelo Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do EB, foi inaugurada no 4º Centro de Geoinformação do Exército (4º CGEO), sob a responsabilidade do Comando Militar da Amazônia (CMA).
O local se propõe a realizar pesquisas avançadas com foco em aplicações de IA para mapeamento ambiental e ciberdefesa, se consolidando como referência em soluções tecnológicas que reforçam a soberania nacional e promovem a sustentabilidade.
Além disso, um programa de capacitação profissional, em parceria com o Instituto Militar de Engenharia (IME), apoiará estudantes de Manaus, preparando a próxima geração de especialistas em ciência e tecnologia na Amazônia.
Durante esta semana, o IPEAM, inclusive, foi tema de workshops e seminários realizados em instituições como o Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), o Centro de Bionegócios da Amazônia (CBA) e o Instituto de Computação (ICOMP) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)).
Também foram discutidas colaborações com o Comitê da Indústria de Defesa da Amazônia (Condefesa Amazônia), criado em setembro de 2024, que visa promover iniciativas inovadoras entre empresas e as Forças Armadas.
Fonte: G1.