Empresas amazonenses representam o Brasil nas maiores feiras de tecnologia e inovação da Ásia

(Foto: Divulgação)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Três empresas amazonenses expõem nesta semana, entre 30 de maio a 02 de junho, em Taipé (Taiwan), suas soluções de tecnologia e de desenvolvimento de negócios na InnoVEX, uma das maiores feiras para startups – que acontece junto à Computex, a maior feira de tecnologia da Ásia.

A InnoVEX, melhor plataforma de rede para a indústria global de tecnologia e ecossistema de startups, atrai dezenas de milhares de capitalistas de risco de todo o mundo, empresas, compradores e aceleradores para participar todos os anos. Por meio do Pitch Contest, o organizador da feira espera convidar investidores internacionais para serem jurados e arrecadar recursos do governo local e de empresas como recompensa. Desta forma, startups de destaque no país e no exterior obtém mais oportunidades de estabelecer contatos internacionais e abrir oportunidades de negócios.

Buscando clientes e acesso a novos mercados, mais de 400 startups de 22 países apresentam suas soluções na InnoVEX, com produtos e inovações nas áreas de tecnologia emergentes como 5G e IoT, IA e Big Data, Tecnologia de Consumo, Comércio eletrônico e logística, EduTech, Software Empresarial, ESG & Tecnologia Verde, Fintech e Blockchain, Saúde e Biotecnologia, Tecnologia de Fabricação, MarTech, Mobilidade e Tecnologia de Veículos, Segurança e cibersegurança, Agricultura Inteligente e Tecnologia Alimentar, SportsTech e tecnologia vestível, XR (AR/VR/MR).

Este ano o Escritório Comercial do Brasil em Taipé, setor especializado em ciência, tecnologia e inovação (SECTEC), conta com 6 empresas no pavilhão brasileiro, apresentando para os visitantes de todo o mundo seus produtos e soluções. Entre as empresas, estão três do Amazonas (VB92 Venture Builder, Innovation Studio e DriveOn), uma do Paraná (Neoquantum) , uma de Santa Catarina (Aquarela) e uma de São Paulo (Dootax).

O Amazonas vem se destacando com o desenvolvimento do ecossistema de inovação, fortalecido a cada ano com o surgimento de novas empresas de tecnologia apoiadas por inventivos locais da Lei de Informática e seus programas, através de indústrias locais, de institutos de ciência e tecnologias, de universidades, de aceleradoras, as incubadoras e agora por uma venture builder local. Também apoiam as startups locais atores como o SEBRAE, a associação de startups ASIAM e o FIP-FIEAM Fundo de investimento da Federação das Indústrias do Amazonas.

Entre os  destaques deste ano estão a Venture Builder VB 92 e o Innovation Studio. A primeira tem por objetivo trabalhar conjuntamente com startups para a sua estruturação estratégica e operacional, bem como a preparação para o mercado e crescimento, contando com um moderno espaço, equipe e parceiros qualificados para atender ao mesmo tempo muitas empresas nascentes de tecnologia das verticais de indústria 4.0 e modernização industrial, fintechs, turismo e bioeconomia, podendo realizar investimentos e co-investimentos nas startups.

O Innovation Studio é uma plataforma de inovação e de aceleração de startups que conta com inteligência artificial para monitorar o desenvolvimento das startups e recomendar ações para melhorar o desempenho e aumentar o valor de mercado destas empresas, à medida que elas realizam a jornada de aceleração na plataforma.

Apoio importante dos Institutos de Pesquisa

Apoiada pelos institutos de pesquisa Creathus e Conecthus para participar da InnoVEX, a empresa Innovation Studio teve sua plataforma desenvolvida pelo Creathus, através do programa prioritário de Indústria 4.0 e modernização industrial, coordenado pelo instituto CITS,  iniciou suas atividades em 2022, lançou sua plataforma em janeiro de 2023 no evento Amazon Connections, realizado no Casarão da Inovação Cassina e já conecta os ecossistemas da Amazônia ao da Ásia através de sua plataforma de aceleração, colocando à prova suas funcionalidades e tecnologia.

Conectando ecossistemas

“Conectar a Amazônia aos ecossistemas de inovação globais mais maduros é muito importante porque nos permite estabelecer parcerias valiosas e duradouras, que abrem oportunidades bilaterais para o desenvolvimento de negócios e de fortalecimento das startups e atores locais, que poder atuar a nível nacional e internacional”, comenta Marivaldo Albuquerque que representa as Startups do Amazonas no pavilhão Brasileiro da Feira InnoVEX.

Parceria com o Taitra

As empresas expositoras também contam com o apoio do Taitra – Taiwan Trade Center Brasil, correspondente no Brasil do Taiwan External Trade Development Council (TAITRA), um dos organizadores do evento.

Presente em 66 países o Taitra promove o relacionamento de Taiwan com países e empresas de todo o mundo para o desenvolvimento de parcerias e negócios em diversos setores.

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?