Um projeto criado em parceria por Dell, Intel e Fundação Amazônia Sustentável (FAS) tem levado serviços de conectividade, educação ambiental e empregabilidade para cerca de 1,6 mil pessoas na região da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Amapá, próximo ao município de Manicoré, no interior do estado do Amazonas.
O Solar Community Hub, como o projeto é chamado, fica na comunidade Boa Esperança, a 350 km de Manaus, e disponibiliza atendimento em telessaúde, monitoramento socioambiental e propostas educacionais para crianças, jovens e adultos. Outras dez comunidades ribeirinhas são beneficiadas, incluindo aldeias indígenas formadas pelos povos Mura, Tenharim e Apurinã.
Segundo as empresas envolvidas, a unidade é movida totalmente por meio de energia solar. Além disso, providencia conectividade, educação digital e cursos de formação complementar para as comunidades ribeirinhas e indígenas locais. O centro também provê atividades de sensibilização ambiental voltadas ao público infantil, a partir de materiais pedagógicos sobre a conservação da biodiversidade.
Serviços de saúde por meio de telemedicina e formação de agentes comunitários de saúde ainda integram as atividades da unidade, que conta com um sistema de coleta e filtragem da água da chuva para fornecer acesso à água potável aos moradores locais.
“Acreditamos que o verdadeiro progresso começa quando usamos o poder da tecnologia para capacitar as pessoas. Com o Dell Technologies Solar Community Hub, trouxemos à comunidade de Boa Esperança acesso aos recursos e infraestrutura essenciais para enfrentar seus desafios mais urgentes em áreas vitais, como educação, saúde e proteção ambiental”, destacou Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil, em nota.
O projeto também conta com os apoios da Computer Aid International, do governo do estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), e da Prefeitura de Manicoré.
*Com informações do site Tele Síntese