Educacional potencializa suas soluções tecnológicas em parceria com o INDT, acelerando aprendizado de crianças e adolescentes

Foto: INDT
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que tem a capacidade de simular o raciocinar, aprender e sugerir ações de forma independente. No ambiente educacional, a aplicação da IA tem sido cada vez mais explorada. Suas diversas utilizações são analisadas e implementadas tanto dentro quanto fora da sala de aula, abrangendo desde o aprendizado em si até a gestão educacional.

A IA tem se tornado popular no setor educacional por sua capacidade de criar experiências de aprendizado personalizadas para os alunos, desenvolver programas que reforcem as habilidades dos professores e auxiliá-los na gestão de suas atividades, além de fornecer insights valiosos sobre o processo de aprendizagem dos alunos. Essa tecnologia também está sendo utilizada para desenvolver novas ferramentas que aprimoram a qualidade da educação e tornam o ensino mais eficiente e atrativo aos estudantes. À medida que a IA continua a evoluir, suas aplicações na educação se tornarão ainda mais poderosas e difundidas, o que pode revolucionar a forma como ensinamos e aprendemos no futuro próximo. A IA na educação não é apenas uma tendência, mas uma transformação que está moldando o futuro da aprendizagem.

Projeto é estruturado em três pilares
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) desenvolveu um projeto focado na aplicação da Inteligência Artificial para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adolescentes. Este projeto consiste em três soluções integradas que abrangem desde assistência virtual até reconhecimento facial dos estudantes.

Uma das soluções oferecidas pelo INDT é um assistente virtual lúdico, integrado a uma plataforma educacional. Esse assistente foi desenvolvido para auxiliar estudantes de 6 a 14 anos nas disciplinas de Português e Matemática de forma divertida e interativa.

“Ao contar as flores de uma floresta ou os ingredientes de um bolo para ensinar a matemática, por exemplo, o assistente torna o aprendizado mais envolvente. O diferencial desse assistente é a capacidade de interagir com os alunos de maneira personalizada. Por meio de diálogos, o assistente virtual é capaz de entender as dúvidas dos estudantes e oferecer explicações adaptadas ao seu histórico de aprendizado. Essa abordagem visa complementar o ensino em sala de aula, proporcionando um reforço dinâmico e individualizado”, conta Fabiana Jardim, gerente de projetos do INDT.

A segunda solução do projeto consiste em trilhas de aprendizado adaptativo. Essa funcionalidade utiliza algoritmos evolutivos e multiobjetivos para identificar as dificuldades dos alunos e sugerir atividades que estimulem seu engajamento na plataforma. “Nós também utilizamos a gamificação para tornar o aprendizado mais atrativo, oferecendo desafios personalizados e reforçando as habilidades em que o aluno apresenta dificuldades. Essas trilhas adaptativas levam em conta o desempenho individual dos estudantes em diferentes habilidades, fornecendo recomendações precisas para melhorar seu rendimento e evitar resultados indesejados. Essa abordagem inovadora visa criar um ambiente de aprendizado dinâmico e personalizado”, diz Fabiana.

Já a terceira solução do projeto envolve o uso de reconhecimento facial para atividades em grupo. Essa funcionalidade permite que professores acompanhem o desempenho dos alunos em projetos colaborativos, como a construção de maquetes ou trabalhos em equipe. Ao enviar fotos das atividades para a plataforma, a IA reconhece automaticamente os alunos envolvidos e registra suas contribuições, facilitando o acompanhamento e a avaliação por parte dos educadores. “Essa tecnologia visa simplificar o processo de monitoramento em atividades em grupo, reduzindo a carga de trabalho dos professores e proporcionando uma análise mais detalhada do envolvimento de cada aluno nas tarefas coletivas”, conclui Fabiana.

O projeto desenvolvido pelo INDT representa um avanço significativo na integração da Inteligência Artificial na educação básica, promovendo um ensino mais personalizado, interativo e eficiente para as próximas gerações de estudantes brasileiros. Todas essas soluções já estão sendo aplicadas e validadas pelo Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação, unidade de negócios da Positivo Tecnologia dedicado à educação e que demandou esse projeto.

Sobre o INDT
O Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) foi fundado em 2001 pela Nokia. Em 2013, passou a atuar como Centro de P,D&I da Microsoft, permanecendo até 2016, quando se tornou um instituto independente, mantendo-se como um dos maiores Centros de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do País. O INDT oferece soluções nas áreas de Software, Hardware & Firmware, Comunicação e Redes, Manufatura Avançada, Veículos Autônomos e Robótica, Materiais e Química, e BioTech.

Sobre o Educacional
O Educacional – Ecossistema de Tecnologia e Inovação reúne soluções de apoio à aprendizagem em modelo disruptivo de negócio, com soluções como o Hub Educacional, voltado para apoiar nos desafios de gestão, integração e pedagógicos. Área de negócios da Positivo Tecnologia dedicada à educação, conecta pais, alunos, escolas, edtechs, editoras, empresas nacionais e internacionais em ecossistema único. Veja mais no site do Educacional.

Fonte: INDT.

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?