Com alta tecnologia, pesquisa tenta entender os ‘segredos’ da Amazônia

(Foto: Reprodução)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Uma pesquisa que une meio ambiente e tecnologia quer entender como a floresta amazônica interage com o planeta e como funcionam os processos químicos dentro desse bioma.

Jornal Hoje mostrou como funciona o projeto Química da Atmosfera Amazônicauma parceria entre órgãos científicos do Amazonas, São Paulo e Alemanha. O trabalho começou em dezembro e vai até fevereiro.

Em uma das etapas, é feita uma pesquisa por um avião, em altas altitudes que podem chegar a 15 quilômetros. O modelo, operado pelo Centro Espacial Alemão, é modificado a cada pesquisa e conta sempre com quatro pesquisadores, incluindo brasileiros.

As informações são acompanhadas em tempo real e utilizadas para explicar os processos químicos naturais na vivência entre a floresta e o intenso ciclo hidrológico da Amazônia.

“O resultado dessa investigação é muito importante para entendermos, afinal, se tivermos um desmatamento acelerado da Amazônia, qual vai ser exatamente as mudanças climáticas, tanto no Brasil, quanto no clima global”, ressalta o pesquisador da USP, Paulo Artaxo.O coordenador nacional do projeto, Dirceu Lopes Herdies, relata que a pesquisa vai ter impacto, inclusive, na previsão climática.

“Como essas partículas chegam em cima dessa altitude e qual é o retorno disso na atmosfera e no clima? Você melhora a previsão climática de longo prazo e, com isso, entende melhor o clima não só na Amazônia, mas global”.

*Com informações do site G1

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?