Coluna Mais Negócios – Edição 210

(Foto: Divulgação)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

Desafiando a logística, Vivensis irá instalar kits de parabólicas compatíveis com novo sinal de TV via satélite gratuito e evitar quaisquer interferências com a chegada do 5G do Brasil

Com o leilão para a concessão de operação nas faixas de frequência do 5G, realizado em novembro de 2021, o Brasil experimenta uma verdadeira revolução tecnológica! Nos próximos meses, moradores e visitantes das 26 capitais brasileiras e do Distrito Federal poderão usufruir da tecnologia de internet 5G, evolução da atual rede de celulares de quarta geração, e que gera conexão ultrarrápida, baixa latência e capacidade para múltiplos dispositivos.

Entretanto, apesar de todas as benesses, há uma pedra no caminho: para 20 milhões de lares brasileiros o uso do 5G pode representar um conflito. Nessas residências, em que há a captação dos sinais de TV por antenas parabólicas, o 5G cria uma “barreira” e pode interferir na transmissão. Isso ocorre devido ao uso da parabólica antiga da frequência/faixa muito próxima (3,6 a 3,7GHz) destinada ao 5G.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), do IBGE, em 2021, indicam que 22% de lares possuem antenas parabólicas instaladas. Na região Norte, este número sobe para 31%. A boa notícia é que parte desses usuários de parabólicas, inscritos em programas de benefícios sociais do Governo Federal, poderão receber um novo kit, sem custos, graças a uma contrapartida feita no leilão do 5G.

Uma das empresas que auxiliará no processo de instalação dos novos kits de antenas parabólicas é a Vivensis Indústria e Comércio LTDA., que apesar de sediada em Curitiba (Paraná), mantém uma planta industrial em funcionamento em Manaus. Com matriz e centro de distribuição instalados no Sul do país, a empresa é especializada na fabricação, montagem e envio de produtos feitos para captação dos sinais de TV, além de atender players como varejo, atacado e parceiros comerciais, como a Sky e a Hughes.

No Amazonas, a Vivensis será a responsável pela instalação das novas antenas parabólicas. De acordo com o sócio-proprietário da companhia, Yvan Cabral (foto), o principal desafio a ser superado está no setor logístico.

“O Amazonas é nosso maior mercado de internet via satélite. É uma região bem forte e graças aos nossos parceiros conseguimos chegar a todas as cidades. Fomos escolhidos para fazer essa instalação das antenas parabólicas e nos perguntamos como vamos instalar em municípios como Manicoré, Novo Airão, Manacapuru, Presidente Figueiredo, entre outros. Mas esse desafio da logística terrestre e marítima já está em discussão com a nossa equipe”, explica.

Para aumentar a capacidade produtiva e obter acesso a incentivos à produção dos componentes, a Vivensis investiu cerca de R$ 20 milhões na fábrica de Manaus e mantém cerca de 80 funcionários contratados na região. A planta industrial possui mais de 3 mil m² e tem capacidade de produzir 180 mil receptores mensalmente.

Com a migração do sinal de TV por conta da 5G, a companhia pretende atender 25% do mercado no Brasil e dobrar o faturamento nos próximos dois anos. Para conhecer a Vivensis, basta acessar o link (https://www.vivensis.com.br/).

(Foto: Divulgação)

Voos nos países da União Europeia irão oferecer 5G a passageiros  

Ainda decolando no Brasil, a tecnologia 5G, inicialmente instalada em julho em Brasília, vem – ao longo dos meses – ganhando espaço e ampliando a tecnologia para as cidades brasileiras. Enquanto isso, na Europa, o panorama é bem diferente: até julho de 2023, todas as nações que fazem parte da União Europeia irão disponibilizar faixas 5GHz nas aeronaves. Mas, pra chegar a esse ponto, os europeus já haviam separado algumas faixas justamente para esse fim lá por meados de 2003.  Por aqui, a gente ainda deve manter os smartphones no modo avião por um bom período! Aperte os cintos e uma boa viagem!

Azul estende operação a 14 munícipios do Amazonas

Conectividade é a palavra-chave que orienta a operação da Azul no Amazonas! A companhia aérea passa a atender nessa semana 14 municípios do estado do Amazonas, totalizando uma média de 48 voos diários. Numa região de difícil acesso em que muitos municípios só eram assistidos por meio do transporte fluvial, essa ação tem uma importante representatividade por conta da agilidade de locomoção de pessoas e facilitação de negócios! Apuí foi a primeira cidade a integrar a malha aérea da companhia de aviação, seguida por Eirunepé, Santa Isabel do Rio Negro, Manicoré, Borba, dentre outras.

Quer aumentar os lucros e a reputação da sua empresa? Saiba como!

Você sabia que para produzir uma única calça jeans o consumo de água chega a 5,2 mil litros de água? E que o Brasil é considerado o terceiro país produtor mundial e quarto maior consumidor da peça? Esse é apenas um exemplo pra gente transportar para um cenário macro mundial e analisar o impacto ambiental de tudo o que a gente produz e consome! Num planeta com mais de 8 bilhões de pessoas, dá pra imaginar?!

Bom, finalmente, parece que algumas pessoas estão se conscientizando sobre a importância da preservação do meio ambiente e se propondo a fazer alguma coisa nesse sentido. Eu, particularmente, acredito que as consequências da pandemia foram um alerta e um despertar. E as empresas estão se dando conta que é preciso ir além de relatórios e auditorias para preservarem também seus negócios. Daí, com todas as mudanças climáticas, aumento do nível dos gases de efeito estufa e a temperatura do planeta subindo, algumas companhias têm investido em uma estratégia chamada `neutralização de carbono´. Ou seja, querem compensar ou contrabalançar a produção de dióxido de carbono. E para esse alcance compram créditos de carbono. No outro lado da ponta, investidores, clientes e funcionários estão de olhos bem abertos e atentos às marcas que têm esse compromisso ambiental. Sem meio ambiente, sem negócios!

RÁPIDAS & BOAS

Na segunda-feira (12/12), às 9h, irá ocorrer a oficina “Desenvolvendo sua marca pessoal para melhorar a comunicação”, pelo programa de Capacitação Ela Pode, do Instituto Rede Mulher. A iniciativa é gratuita e voltada às mulheres que buscam conquistarem um emprego ou desenvolverem um negócio próprio. Segue link para inscrição (https://bityli.com/yowMV).

**********************************

Na quinta-feira (15/12), das 11h30 às 12h30 (horário de Brasília) ocorrerá o evento `Webinar da Pesquisa, Diversidade, Equidade e Inclusão´, organizado pelo Instituto Ethos. O encontro será pela plataforma Zoom e gratuito. Para outras informações e inscrição basta acessar o link (https://bityli.com/nywqEAvfK).

**********************************

No sábado (31/12), às 20h, acontece o embarque no Porto do São Raimundo para quem for passar o réveillon a bordo do navio Vencedor VIII. O passeio de barco conta com coquetel de entradas, ceia e bebidas, DJ e banda, e queima de fogos. O programa está sendo organizado pela CL Turismo da Amazônia e para outras informações segue o contato (92) 9 9150-2888.

**********************************

A Softex Amazônia, coordenadora do Programa Prioritário de Fomento ao Empreendedorismo Inovador, está com inscrições abertas para a chamada pública do `Programa Capacita Amazônia´, que tem o objetivo principal de capacitar pessoas, na região da Amazônia Ocidental em quatro eixos: empreendedorismo, inovação, profissionalização e tecnologia. A inscrição pode ser feita até a segunda-feira (5/01/23). O edital e inscrição estão disponíveis no endereço eletrônico (https://bityli.com/CsOFRpBFC).

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?