Belém vai sediar, no dia 11 de dezembro, o 1º Congresso Amazônico do Meio Ambiente. O evento visa integrar informações entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), representantes da sociedade civil, instituições e entidades de pesquisa da região amazônica.
A programação vai abordar temas em relação às obras de infraestrutura em Belém para a realização da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas) até ordenamento territorial pesqueiro e políticas de mitigação das mudanças climáticas.
A abertura do evento vai falar sobre os desafios do planejamento espacial para a restauração florestal e contará com a presença de autoridades, como o secretário de Meio Ambiente do Pará, Raul Protázio Romão, e também de Joice Ferreira, representante da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Renato Augusto, coordenador técnico do Projeto ASL.
“Vamos poder debater com as instituições e representantes da sociedade civil as políticas ambientais e falar dos avanços nos preparativos para a COP 30”, disse Raul Protázio.
O evento também contará com as participações dos advogados ambientais Talden Farias, professor das Universidades Federais da Paraíba e de Pernambuco, e Alexandre Burmann, presidente da União Brasileira de Advocacia Ambiental (UBAA).
COP-30
O evento vai abordar a preparação da capital paraense para receber o maior evento sobre mudanças climáticas do planeta. O painel será composto por representantes das secretarias de Estado de Obras Públicas (Seop), de Cultura (Secult) e de Infraestrutura e Logística (Seinfra), além do Comitê Estadual para a COP 30.
“Todas as temáticas estarão ligadas às discussões em torno das questões climáticas e da preparação do Pará para a COP 30”, reiterou Tátilla Brito, coordenadora do Núcleo Jurídico da Semas.
O I Congresso Amazônico de Meio Ambiente será realizado no dia 11 de dezembro, das 9h às 18h30, na Semas Bosque, que fica localizado na Travessa Lomas Valentinas, bairro do Marco, em Belém.
Fonte: G1.