Belém recebe no dia 8 de março, das 8h às 13h, no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, a ‘I Conferência para uma Amazônia que Queremos’. O evento oferece um espaço para o diálogo sobre questões de sustentabilidade e da agenda ambiental na região.
A Conferência espera receber propostas dos governos amazônicos, iniciativas da sociedade civil organizada e da comunidade científica internacional para a conservação do bioma amazônico.
O evento é realizado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo Painel Científico para a Amazônia (SPA, sigla em inglês). A participação é limitada a convidados previamente inscritos pela organização.
Segundo o cientista Carlos Nobre, nos próximos anos, o Painel irá produzir várias análises na busca de soluções para proteger a floresta, a biodiversidade e as populações.
“O Painel Científico para a Amazônia realizará sua primeira reunião presencial em Belém de 8 a 10 de março e irá avançar em seus planos para os próximos três anos, inclusive na possível definição do segundo Relatório do SPA a ser lançado na COP 30, em 2025, afirma.
A Capital do Pará é a candidata brasileira para receber a Conferência do Clima das Nações Unidas (COP 30) em 2025.
Programação
O painel de abertura traz como tema ‘A Amazônia no centro do desenvolvimento sustentável do Brasil’, mediada pela jornalista do Valor Econômico, Daniela Chiaretti.
O espaço vai abordar quais são as questões mais urgentes para a agenda de desenvolvimento sustentável para a região amazônica.
A programação conta ainda com os painéis: ‘Principais descobertas e recomendações do trabalho do SPA’, ‘Painel científico para a Amazônia e a cooperação transfronteiriça’ e duas mesas redondas com a temática: ‘Um diálogo com grupos de interesse da Amazônia’.
*Com informações do site G1