Ano novo, nova economia?

(Foto: Arquivo Pessoal)
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on pinterest
Pinterest

O ano de 2023 reserva muito suspense e surpresas, parece filme de aventura, com muita ação e emoção. Governo Lula retomado e agora? Já conhecemos bem o perfil do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva por conta de outros carnavais, entretanto, depois de tudo que o futuro chefe maior da nação passou nos últimos anos, será que não há um resquício de odiozinho naquele coração castigado pelo encarceramento? Que pode vir à tona e virar o barco? Bom, até os deuses gregos demonstravam seus desvios de comportamento, por que com o Lula e o resto de nós, meros mortais, seria diferente?

Mas, adendo feito, outra questão muito mais séria e relevante é como Lula vai assumir o controle de um país praticamente desgovernado. Bolsonaro puxou o freio de mão e o Titanic caminha praticamente sem rumo nesse entardecer de 2022! Essa falta de rumo se traduz – principalmente – nas reformas econômicas que não foram feitas, como a tributária, por exemplo, que emperram o país de acelerar.

Mas, o nosso protagonista terá que vencer muitos vilões no meio do caminho e resolver/equilibrar questões como: responsabilidade fiscal, inflação e câmbio, juros altos, educação e mercado de trabalho, crescimento econômico num cenário de desaceleração planetária. Sem contar a questão da Covid-19, que vira e mexe dá as caras sem pedir licença e causa verdadeiras tragédias! Êita, êita!!!

O Lula também tem um personalidade expansionista, irá carregar muitos ministérios, muita gente pendurada e cheia de interesses, coitada da máquina pública! De onde vai sair tanto money? Claro que de nós, contribuintes, os pagadores da conta. Essa resposta é tão certa quanto a dupla noite e dia, e nem precisa de roteirista.

Mas, nem tudo são pedras! O Lula é um articulista de primeira linha. O homem, apesar da péssima dicção, fala bem pra caramba e fala o que o ouvinte espera ouvir! Na política internacional, a eloquência do presidente eleito pode gerar bons frutos para o Brasil. Essa é uma aposta que pode trazer negócios pra gente e melhorar nossa imagem desgasta no mercado internacional.

No cenário nacional, o empresariado tá meio com o pé atrás: tivemos aí o incêndio da loja da Havan na Bahia, que alguns bolsonaristas creditam ser da autoria da turma do PT. Aliás, cá pra nós: muito feio o que estão falando do véio da Havan, né? O cara investe e contrata gente pra caramba nesse país e ainda tem que ouvir essas barbaridades. Sei não, se eu fosse ele, fechava a lojinha e me mandava pros States, pra quê esquentar a cabeça?

Já personalidades de peso como Luiza Trajano (Magalu), Abilio Diniz (Carrefour) e o banqueiro André Esteves (BTG Pactual) disseram em entrevista que não irão à cerimônia de posse do presidente. Isso já é um indício do posicionamento de alguns empresários em relação ao governo que se instala. Ademais, ninguém tem bola de cristal ou é o Steven Spielberg para saber como essa trama vai terminar!

Para a nossa querida e amada Amazônia espera-se tempos de bons ventos! Infelizmente, a política ambiental do governo Bolsonaro foi uma verdadeira catástrofe. Finalmente, esperamos que ações conjuntas, que envolvem – principalmente – os que atuam diretamente na floresta amazônica – possam contribuir para o desenvolvimento da bioeconomia, fortalecendo nova matriz econômica e gerar crescimento socioeconômico.

De resto, o que nós podemos fazer é torcer para que o governo do Lula dê certo, não por causa das nossas convicções partidárias ou ideologias políticas pessoais, mas, para que a nação cresça e ofereça condições dignas para quem mais precisa e vive em condições de vulnerabilidade social.

O governo não tem como resolver todos os problemas e sempre terá os que são a favor e os que são contra. Então, vamos puxar pra gente algumas responsabilidades e pensar e agir positivamente pelo país, e consequentemente, por nós mesmos. Afinal, o ano é novo, os problemas são velhos e o filme só está começando! Feliz 2023!

Cristina Monte
Colunista da Mais Negócios

EnglishPortuguese
Open chat
Precisa de ajuda?