Três alunas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Presbiteriana João Calvino ganharam tiveram um projeto científico premiado na maior feira de exposição de projetos científicos da América Latina, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).
O projeto “Biodigestor: Transformando e Sustentando Vidas para o Amanhã” foi premiado na categoria Destaque Federação Febrace 2023, e também na categoria Votação Popular da feira virtual de apresentação dos projetos.
O projeto consiste na criação de um biodigestor que produz um gás como alternativa de substituição do gás de cozinha, para diminuir o custo com o gás e aumentar a sustentabilidade.
O biodigestor produz o gás com o aproveitamento de resíduos vegetais de excrementos de animais bovinios e restos de comidas, que são decompostos e transformados em biogás e em fertilizante.
As alunas Rayssa Cordeiro, de 17 anos, Rafaela Mota e Ana Carolina Nascimento, de 16, desenvolveram o projeto ainda no segundo ano do Ensino Médio. A premiação ocorreu durante a exposição do projeto, do dia 20 ao dia 24 de março, na Universidade do Estado de São Paulo.
Segundo o professor de física e orientador do projeto, Paulo Cezar Augusto, a escola desenvolve, desde 2013, projetos que estejam relacionados ao meio ambiente, ao reaproveitamento de Recursos Naturais, sustentabilidade e a valores relacionados a Educação Científica.
“Procuramos trabalhar no contexto teórico e prático, as problemáticas que se apresentam no cotidiano de nossa sociedade, desenvolvendo dessa forma em nossos alunos o espírito investigativo e científico, na busca de soluções’, salienta o professor.
*Com informações do site A Gazeta do Acre